Integrantes do MAB reúnem-se com prefeito de Belém (PA), Edmilson Rodrigues, para discutir tarifa social de energia e outras demandas
Na reunião, coordenadores do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) apresentaram uma ampla pauta de reivindicações relacionadas ao desenvolvimento social, ambiental e econômico do município, com foco na população mais vulnerável.
Publicado 09/08/2021 - Atualizado 09/08/2021
Na tarde da última sexta feira (06), membros da coordenação estadual do MAB foram recebidos pelo prefeito de Belém (PA), Edmilson Rodrigues (PSOL). Na reunião, militantes do Movimento apresentaram um panorama sobre o modelo energético brasileiro, enfatizando a questão das consequências negativas que a privatização da Eletrobras terá para a economia do país e para o bolso dos brasileiros.
Nesse contexto, foi solicitado que a Prefeitura realize uma busca ativa das famílias aptas a serem incluídas no programa da tarifa social para ter desconto de baixa renda na conta de luz, que já teve sucessivos aumentos nos últimos meses por conta da tarifa vermelha e pode ficar mais cara se a Eletrobras for entregue à iniciativa privada.
Dados da Equatorial Energia, distribuidora de energia do Pará, apontam que aproximadamente 50 mil famílias em Belém estão aptas a serem incluídas no programa, porém, não têm acesso ao desconto social por um problema de atualização cadastral.
“Nesse momento de agravamento da crise econômica e aumento da tarifa de energia, torna-se cada vez mais necessário buscar medidas que amenizem os problemas da população mais vulnerável”, afirmou Cleidiane Vieira, da Coordenação do MAB.
Também foram apresentadas demandas relacionadas a ações de educação em saúde e meio ambiente, projetos de geração de energia solar, programas de agricultura no meio urbano e nas ilhas de Belém e geração de trabalho e renda para mulheres e jovens. Durante a reunião, ainda se discutiu a implementação da Campanha ‘Plantando Vidas’ (de plantio de mudas nativas) nos bairros de Belém, principalmente nas áreas das bacias hidrográficas do município.
Participaram da reunião os secretários Apolônio Brasileiro (Secretaria de Economia), Sérgio Brandão (Secretaria de Meio Ambiente), Lívia Noronha (Coordenação da Mulher), Caroline Quemel (Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer), Dorilene Pantoja (Secretaria de Educação) e Rafael Cabral (Secretaria de Saúde).