Nota de Solidariedade do MAB aos atingidos da Alemanha e Região
Barragem no Oeste da Alemanha se rompeu e milhares de pessoas seguem desaparecidas
Publicado 20/07/2021 - Atualizado 21/07/2021
Por conviver no Brasil com a mesma dor e perda, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) se solidariza com as famílias que estão sendo atingidas pelas chuvas e pelo recente rompimento da Barragem Rurtalsperre, no oeste da Alemanha. São três países impactados: Alemanha, Bélgica e Holanda. Até o último dia 19, foram contabilizadas 196 vidas perdidas e mais de 1.300 desaparecidas na Alemanha e Bélgica.
Cada vida vale muito e sabemos que o valor da perda é irreparável. O povo alemão foi e segue sendo muito solidário com os atingidos no Brasil, em especial quando sofremos com os dois crimes ocorridos em Mariana e Brumadinho no estado de Minas Gerais. Ao todo, 292 pessoas foram mortas no rompimento das Barragens do Fundão e Córrego do Feijão, das mineradoras Samarco / Vale / BHP e Vale, respectivamente, que ainda seguem impunes.
As barragens, que historicamente eram consideradas obras seguras em todo o mundo, seguem mostrando suas fragilidades e riscos para os moradores dos territórios onde são construídas.
A exploração do capital internacional nas últimas décadas coloca em risco eminente a relação entre o ser humano e a natureza. Por isso, continuaremos lutando para que o Brasil e todos os países que possuem barragens garantam políticas públicas voltadas para a segurança de suas populações e os direitos dos atingidos.
Nos unimos ao povo alemão nesse momento para exigir o respeito à vida, à natureza e aos direitos humanos em todo o mundo e solicitamos atendimento imediato às demandas dos atingidos por parte dos governos dos países envolvidos.
Recebam nosso abraço carinhoso, fraterno e solidário.