Nota do MAR | Em apoio as eleições democráticas do Peru
Em nota Movimiento de Afectados por Represas en América defende o processo eleitoral e seu resultado no Peru e condena a tentativa de golpe por parte da oposição
Publicado 11/06/2021 - Atualizado 11/06/2021
Estamos acompanhando nos últimos dias as eleições democráticas no Peru, que elegeu um presidente que vem do meio do seu povo, com um projeto de defesa da soberania do seu país.
Ao mesmo tempo, percebemos que a luta pela democracia nos dias atuais não acaba nas eleições, principalmente quando o inimigo dos trabalhadores é derrotado nas urnas e é colocado em jogo o seu processo de exploração do país. Denunciamos o que vem ocorrendo no país desde os resultados das votações, onde o Jurado Nacional Eleitoral (JNE) vem postergando a oficialização da vitória de Pedro Castilho como presidente da nação.
Enquanto Movimiento de Afectados por Represas en América (MAR), nos colocamos em conjunto ao povo peruano que está nas ruas de todo o seu país, afirmando que as urnas já declararam Pedro Castillo presidente.
Denunciamos mundialmente a forma de golpe usada por Keiko Fujimori, que não aceita a derrota e tenta de todas as formas manipular e fraudar a democracia e impedir a vontade popular para mudança desse país.
Não mais pobres em um país rico, palavras de um professor.
Viva a democracia!
Viva o povo peruano!
Viva a vitória de Pedro Castilho!