Cumprir nossa missão histórica

Em nota, Movimento dos Atingidos por Barragens reafirma importância das eleições de 2022 para povo brasileiro

Lançamento das Brigadas de Agitação e Propaganda por Lula presidente em São Paulo. Foto: Elieudo Meira (Chokito)

Temos uma missão histórica neste ano de 2022: derrotar o candidato da extrema direita neoliberal e neofascista e eleger Lula presidente junto ao máximo de governadores, deputados e senadores de esquerda.

Na história recente da humanidade, quando o fascismo e o nazismo se manifestaram como forma de dominação por meio da extrema violência contra o povo para manter a exploração capitalista e o liberalismo, foram as forças de esquerda que assumiram o papel de enfrentar este perigo para a humanidade e derrotar este conservadorismo violento e atrasado.

Os setores endinheirados sempre utilizam formas e artifícios para convencer parcelas da sociedade de que suas ideias devem dominar. Empregam ameaças, praticam a violência, tentam oprimir as maiorias e, ao mesmo tempo, oferecem migalhas para tentar manipular o povo e tirar proveito político da desigualdade social em momentos decisivos. Durante o tempo em que ficam no poder, deixam o povo viver na miséria, enquanto usam o Estado para favorecer exclusivamente a classe rica.

Esses exploradores utilizam a boa fé do povo para manter um padrão de governo conservador e atrasado, que é absolutamente contra todo o ensinamento de Jesus Cristo, que em seu tempo, combateu os poderosos e foi revolucionário nas ideias e práticas contra a exploração e a opressão.

No Brasil da atualidade, enfrentamos um governo que segue os moldes da violência e que faz de tudo para manter o quadro de exploração e opressão sobre a maioria do povo para privilegiar os setores historicamente privilegiados. Os privilegiados sempre são os mais ricos: a burguesia brasileira que é minoria da população. 

Derrotar esse projeto e eleger Lula é, portanto, uma luta de caráter internacional e por um governo para o povo. Se Bolsonaro vencer, será o mesmo que dizer ao mundo que nós brasileiros concordamos com este padrão de comportamento e de governo. Um governo que vai aprofundar ainda mais a violência, promover a destruição de nossas liberdades democráticas, aumentar os preços dos produtos, destruir a natureza, reduzir nossa soberania e dar continuidade a um modelo econômico que seguramente é o pior para todo o povo brasileiro.

Para derrotar o governo atual eleitoralmente todos nós precisamos cumprir com nossa missão trabalhando exemplarmente de cidade em cidade, de bairro em bairro, de comunidade em comunidade, de casa em casa, debatendo e convencendo o máximo de pessoas e ganhando as ruas e as redes até a vitória!

Podem nos perguntar: mas se Lula vencer tudo vai melhorar imediatamente? Certamente não. Porém, afastaremos de imediato a pior possibilidade. A partir dessa vitória, podemos construir novas bases para o desenvolvimento justo em nosso país. Podemos retomar os rumos de uma nação justa e igualitária. 

Sabemos bem que a vitória de Lula trará consigo novas contradições, pois a extrema direita e o imperialismo tentarão de todas as formas sabotar as ações do novo governo. Os grandes patrões empresariais vão querer manter a selvageria da exploração do povo trabalhador, a opressão, o racismo e o machismo. Tudo têm que ser continuamente combatido. 

A construção de um Brasil verdadeiramente independente, com soberania e distribuição da riqueza está nas mãos de seu povo e somente ele o fará.  É hora de decidirmos por um governo com o povo e para o povo.

A eleição de Lula é um passo em nossa missão histórica.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 14/09/2022

NOTA | Convocação para a vitória

Movimentos populares e sindicais que constroem as Brigadas de agitação e propaganda Lula Presidente, convocam população e militantes para massificação da mobilização na reta final de campanha

| Publicado 19/08/2022 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Brigadas mobilizam população através de assembleias, passeatas e visitas de casa em casa para debater propostas de Lula

Iniciativa de movimentos populares de todo o Brasil tem a proposta de fazer o diálogo com a população, especialmente nos bairros e comunidades

| Publicado 25/07/2022 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Movimentos populares realizam Plenária Nacional e lançam as brigadas de agitação e propaganda para fazer a disputa eleitoral 2022

Movimentos populares e sindicais de todo o país apostam na organização de base para dialogar com o povo e eleger Lula presidente