Nota | Água é um direito: somos contra a privatização da empresa CORSAN, no RS

Para avançar com a privatização, o poder legislativo quer aprovar nesta terça-feira (27), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, a PEC 280/2020, que retira a obrigatoriedade do plebiscito popular para venda das estatais

O Movimento dos Atingidos por Barragens no Rio Grande do Sul denuncia a ofensiva privatista do governo de Eduardo Leite sobre a Companhia Riograndense de Saneamento – CORSAN, uma empresa pública, eficiente e que pertence ao povo gaúcho. Leite, aliado ao governo Bolsonaro, quer entregar nas mãos das transnacionais e do capital financeiro patrimônios públicos essenciais.

Para avançar com a privatização, o poder legislativo quer aprovar nesta terça-feira (27), na Assembleia Legislativa (ALRS), a PEC 280/2020, que retira a obrigatoriedade do plebiscito popular para venda das estatais CORSAN, Banrisul e Procergs.

Tal manobra demonstra o autoritarismo do governo estadual, em negar o direito do povo gaúcho de opinar sobre o destino do RS. Eduardo Leite, mais uma vez, foge do debate junto à população, como já ocorrido com a escandalosa privatização da CEEE-D.

Em meio à pior crise sanitária e econômica já enfrentada na história mundial, os governos federal e estadual aproveitam da imensa fragilidade da população para privatizar as empresas públicas estratégicas que desenvolvem um papel social fundamental.

Denunciamos as atrocidades cometidas contra o povo gaúcho, em um momento onde a prioridade deveria ser o combate à Covid-19, investimentos no Sistema Único de Saúde e auxilio emergencial para que as pessoas possam dignamente permanecerem em suas casas.

Sabemos que essa ofensiva tem como objetivo privilegiar os já privilegiados representantes de grandes grupos econômicos, colaborando para a criação de um mercado mundial da água, com intuito de extrair grandiosos lucros. Para isso, os governos e as transnacionais precisam privar a população do acesso, que é um direto básico e comum, para que então a água seja transformada em uma valiosa mercadoria.

A iniciativa privada quer o controle político e econômico das águas, desde a nascente até a torneira, além de privar e cobrar abusivas tarifas e nós, enquanto nação, vimos a destruição da soberania do nacional, com a entrega de nossas bases naturais e empresas estatais.

Nós, do MAB, somos contra a privatização da água e do saneamento básico, pois entendemos que a água não pode ter dono. Ela pertence ao povo e por ele deve ser controlada e cuidada para satisfazer as suas necessidades.

Por isso, afirmamos que nosso projeto deve apostar na criação heroica do povo, pela plena participação, organização e luta, confiando no protagonismo dos povos para construir seu próprio destino. Assim, convocamos todos e todas a lutar pela garantia plena de participação popular nas decisões que afetam a vida dos gaúchos e gaúchas, unindo forças em defesa da CORSAN pública e a serviço do povo.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 21/12/2022 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Rio Grande do Sul

Nota | Em repúdio pela privatização da CORSAN

Em nota, MAB no Rio Grande do Sul afirma que venda da CORSAN vai contra interesses e vontade do povo gaúcho

| Publicado 13/07/2023 por MAB RS

NOTA | MAB repudia a privatização da CORSAN

Governo do Rio Grande do Sul entrega gestão da água do estado à Agega, única candidata no leilão, antes de conclusão de auditoria especial no processo

| Publicado 15/07/2020 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Rio de Janeiro

Acordo entre governo federal e estadual quer privatizar CEDAE (RJ); MAB é contra

Frente a esse movimento do capital e dos governos entreguistas, o MAB manifesta sua posição contrária à venda da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) e entrega das nossas águas a empresas privadas