Na semana de aniversário, MAB organiza reuniões com Defensoria Pública e Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão

Movimento celebra parceria com entidades e traz as pautas emergenciais sobre as condições de vida do povo na pandemia

Na semana de comemorações do aniversário de 30 anos de luta nacional dos atingidos, o MAB realizou reuniões para celebrar parcerias importantes para o movimento ao longo das décadas. Os eventos ocorreram de forma virtual por conta da necessidade de distanciamento social durante a pandemia.

Na terça-feira (16), foi realizada a reunião a com a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) para celebrar a atuação conjunta e o compromisso da PFDC na defesa dos direitos das populações atingidas por barragens.

Durante a conversa, membros da coordenação nacional do MAB apresentaram ao Procurador Federal Dr. Carlos Alberto Vilhena as pautas atuais dos atingidos por barragens, bem como expuseram as conquistas obtidas historicamente pelo movimento.

O ponto principal foi o documento das medidas emergenciais, pauta construída pelo MAB para as populações atingidas, e o povo brasileiro de modo geral para enfrentar a atual crise sanitária, dentre elas: a vacinação, acesso à energia elétrica, água e gás. 

O Dr. Carlos Alberto parabenizou o MAB pela deferência na defesa dos direitos humanos das populações atingidas, recordou de atuações em diversos estados da federação em que contou com parcerias com o movimento, assim como manifestou que a PFDC segue com as portas abertas para o MAB para futuras ações em conjunto.

Defensoria

Também na terça-feira (16), o Movimento dos Atingidos por Barragens esteve em diálogo com a Defensoria Pública da União. A agenda faz parte do calendário de ações promovidas pelo MAB com o objetivo de celebrar o aniversário de 30 anos.

Na ocasião, membros da coordenação nacional do MAB estiveram virtualmente com o defensor da DPU Gabriel Faria Oliveira para tratar de pautas atuais e também dos casos históricos em que a Defensoria e o MAB formaram parcerias para atuar em conjunto na garantia dos direitos das populações atingidas por barragens, como é caso de Belo Monte no Pará.

“O MAB é como um rio, que vai juntando as águas das nascentes”, comenta Yuri Paulino da coordenação nacional do MAB.

A audiência também teve o intuito de agradecer o apoio inestimável dado pela DPU nos casos de Brumadinho, do Rio Doce, de Tucuruí, dentre outras atuações em que os atingidos por barragens sempre puderam contar com o suporte da Defensoria Pública da União para defender medidas justas de reparação para as comunidades atingidas.

As pautas emergenciais sobre as questões da água, energia e gás de cozinha, da luta histórica do MAB em aprovar uma Política Nacional de Atingidos por Barragens estiveram presentes e foi reforçada a parceria para futuras ações em conjunto do movimento com a entidade.

Conteúdos relacionados
| Publicado 03/07/2020 por Movimento dos Atingidos por Barragens

Trabalhadores conquistam continuidade na isenção da Tarifa Social de Energia

Governo Federal anuncia a prorrogação da Medida Provisória 950/20 por mais 60 dias

| Publicado 11/06/2020

Atingidos distribuem mais de 500 cestas básicas no Amapá



O MAB no Amapá vem organizando as comunidades atingidas e lutando por reconhecimento de direitos e compensações, pelas mortes de peixes consequências dos empreendimentos hidrelétricos no rio Araguari, no município de Ferreira Gomes

| Publicado 11/06/2020

Lutar não é crime: atingidos e atingidas em defesa dos direitos humanos!

Decisão obtida pela Vale determina proibição de manifestações nas vias de acesso à Brumadinho

| Publicado 16/03/2021 por Coletivo de Comunicação MAB MG

Com “parabéns virtual”, atingidos e parceiros na bacia do rio Doce comemoram aniversário do MAB com distanciamento social devido à pandemia

Cerca de 80 pessoas das regiões do alto e médio rio Doce, em Minas Gerais, celebraram o 14 de março, data histórica para o movimento, de maneira inédita

| Publicado 16/03/2021 por Lu Sudré / Brasil de Fato

MAB comemora 30 anos de resistência e luta por projeto energético que sirva ao povo

Atingidos por barragens organizam uma série de atividades ao longo do mês para celebrar as três décadas de existência

| Publicado 18/03/2021 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Bahia

Na Bahia, MAB cobra direitos dos atingidos em reunião com secretaria do governo do estado

Em reunião na terça-feira (16), foram apresentadas pautas reivindicatórias do movimento em diferentes regiões