Na semana de aniversário, MAB organiza reuniões com Defensoria Pública e Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão

Movimento celebra parceria com entidades e traz as pautas emergenciais sobre as condições de vida do povo na pandemia

Na semana de comemorações do aniversário de 30 anos de luta nacional dos atingidos, o MAB realizou reuniões para celebrar parcerias importantes para o movimento ao longo das décadas. Os eventos ocorreram de forma virtual por conta da necessidade de distanciamento social durante a pandemia.

Na terça-feira (16), foi realizada a reunião a com a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) para celebrar a atuação conjunta e o compromisso da PFDC na defesa dos direitos das populações atingidas por barragens.

Durante a conversa, membros da coordenação nacional do MAB apresentaram ao Procurador Federal Dr. Carlos Alberto Vilhena as pautas atuais dos atingidos por barragens, bem como expuseram as conquistas obtidas historicamente pelo movimento.

O ponto principal foi o documento das medidas emergenciais, pauta construída pelo MAB para as populações atingidas, e o povo brasileiro de modo geral para enfrentar a atual crise sanitária, dentre elas: a vacinação, acesso à energia elétrica, água e gás. 

O Dr. Carlos Alberto parabenizou o MAB pela deferência na defesa dos direitos humanos das populações atingidas, recordou de atuações em diversos estados da federação em que contou com parcerias com o movimento, assim como manifestou que a PFDC segue com as portas abertas para o MAB para futuras ações em conjunto.

Defensoria

Também na terça-feira (16), o Movimento dos Atingidos por Barragens esteve em diálogo com a Defensoria Pública da União. A agenda faz parte do calendário de ações promovidas pelo MAB com o objetivo de celebrar o aniversário de 30 anos.

Na ocasião, membros da coordenação nacional do MAB estiveram virtualmente com o defensor da DPU Gabriel Faria Oliveira para tratar de pautas atuais e também dos casos históricos em que a Defensoria e o MAB formaram parcerias para atuar em conjunto na garantia dos direitos das populações atingidas por barragens, como é caso de Belo Monte no Pará.

“O MAB é como um rio, que vai juntando as águas das nascentes”, comenta Yuri Paulino da coordenação nacional do MAB.

A audiência também teve o intuito de agradecer o apoio inestimável dado pela DPU nos casos de Brumadinho, do Rio Doce, de Tucuruí, dentre outras atuações em que os atingidos por barragens sempre puderam contar com o suporte da Defensoria Pública da União para defender medidas justas de reparação para as comunidades atingidas.

As pautas emergenciais sobre as questões da água, energia e gás de cozinha, da luta histórica do MAB em aprovar uma Política Nacional de Atingidos por Barragens estiveram presentes e foi reforçada a parceria para futuras ações em conjunto do movimento com a entidade.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 16/03/2021 por Coletivo de Comunicação MAB MG

Com “parabéns virtual”, atingidos e parceiros na bacia do rio Doce comemoram aniversário do MAB com distanciamento social devido à pandemia

Cerca de 80 pessoas das regiões do alto e médio rio Doce, em Minas Gerais, celebraram o 14 de março, data histórica para o movimento, de maneira inédita

| Publicado 16/03/2021 por Lu Sudré / Brasil de Fato

MAB comemora 30 anos de resistência e luta por projeto energético que sirva ao povo

Atingidos por barragens organizam uma série de atividades ao longo do mês para celebrar as três décadas de existência

| Publicado 18/03/2021 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Bahia

Na Bahia, MAB cobra direitos dos atingidos em reunião com secretaria do governo do estado

Em reunião na terça-feira (16), foram apresentadas pautas reivindicatórias do movimento em diferentes regiões