Famílias foram retiradas de forma preventiva após fortes chuvas provocarem erosão em barragem de acumulação de água
Publicado 17/02/2021
Cerca de 70 pessoas precisaram sair de suas casas na madrugada desta quarta-feira (17) devido erosão em uma pequena barragem de acumulação de água em Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte.
As fortes chuvas na região aumentaram o nível de água da barragem, fazendo com que uma erosão e uma falha no sistema de drenagem elevassem o nível do córrego Estiva.
As famílias, que moram às margens do córrego foram retiradas de suas casas de forma preventiva e direcionadas para um abrigo na Escola Municipal Maria da Penha dos Santos Almeida.
O Movimento dos Atingidos por Barragens esteve no local, algumas famílias estão na casa de parentes e amigos.
Em entrevista à rádio Itatiaia, o Marjor da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec) explicou a situação técnica da barragem.
“Na verdade, ela teria ficado por um lapso temporal sem o sistema de drenagem funcionando. Com isso, o nível de água subiu consideravelmente, causando uma pressão nessa estrutura. Depois, acreditamos que esse sistema de drenagem voltou a funcionar, ou então poderia ter sido algum outro caminho alternativo que a água achou nessa barragem, e essa água começou a vazar novamente, inclusive elevando o nível do córrego”, afirmou o representante do Cedec.
O Corpo de Bombeiros informou que a barragem está sendo esvaziada para um nivelamento técnico. Segundo a Prefeitura de Betim, as alterações na pequena barragem não interferem na barragem do reservatório Vargem das Flores.
O Movimento dos Atingidos por Barragens está prestando solidariedade e acompanhando a situação das famílias desabrigadas e em diálogo com as autoridades para que a população retorne para suas casas de forma segura.