Atingidos manifestam contra o descaso da CEMIG no Projeto Veredas Sol e Lares, Vale do Jequitinhonha

CEMIG pausou o projeto do Veredas Sol e Lares e não mantém atingidos informados sobre a continuação da construção da usina

Na manhã de hoje (21) os atingidos organizados no Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB realizaram uma ação de denúncia sobre o descaso da CEMIG com os atingidos das regiões do Vale do Jequitinhonha e Rio Pardo. A ação aconteceu na porta das sedes regionais da CEMIG nos municípios de Almenara, Araçuaí, Minas Novas, Salinas e Montes Claros, com um ato simbólico de poucas pessoas e faixas. 

A luta é em defesa do Projeto Veredas Sol e Lares, um projeto de P&D que tem como objetivo a construção de uma usina fotovoltaica na região de Grão Mogol, para atender mais de 1.250 famílias das duas bacias, Jequitinhonha e Pardo, com redução na conta de luz. Além disso o projeto também propõe e aponta para a ANEEL, as metodologias de participação social em P&Ds com desenvolvimento e participação popular. No Projeto Veredas o povo é o centro do planejamento e das pesquisas.

Há mais de um ano que a CEMIG não faz nenhum repasse financeiro para a Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social, a AEDAS, associação responsável pela efetivação do projeto, causando um impacto muito forte em toda equipe do Veredas, afastando a equipe por falta de recurso financeiro,  perda de conhecimento acúmulo, gasto além do previsto com recurso público, falta de acesso a redução da conta de energia, limitação na participação popular no processo e redução no diálogo com a CEMIG. 

A CEMIG vem utilizando da pandemia da Covid-19 para manter o projeto na inércia, no entanto, antes da pandemia a empresa já havia parado de fazer os repasses. O acesso à área para construção da usina estava sendo negociado nos trâmites internos da empresa, sem nenhuma solução concreta. 

Todos os equipamentos necessários para a construção da usina já foram comprados e estão aguardado que a empresa faça o repasse e libere o acesso da área, que é direito do povo.

Além disso o projeto concorreu a um edital, e foi aprovado de forma legítima. O recurso de P&Ds, como é o caso do Veredas é um recurso que vem do público, e deve ser revertido em ações  afim de beneficiar do povo. Este é mais um direito que a CEMIG está negando aos atingidos.

No ato de hoje foi entregue em todas as cinco sede das regionais um ofício para convocação de uma reunião entre AEDAS, MAB e CEMIG para solucionar as pendências e para dar andamento ao projeto. 

Durante a semana vários deputados estaduais e federais solicitaram reunião com a empresa para ter uma resposta concreta, no entanto, a empresa continua sem retorno para os atingidos

Nós do MAB começamos o ano de 2021 com muita luta, porque um projeto tão bonito com tantos sonhos e lutas neles descritos não pode e não vai parar. Viemos em forma de denuncia chamar a atenção de toda a sociedade ao descaso que a CEMIG tem com o povo do Vale do Jequitinhonha e Rio Pardo.

Água e energia com soberania, distribuição da riqueza e controle popular!

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 27/06/2020

Usina solar, em MG, terá retorno das obras pós pandemia

Conquista dos atingidos vai gerar benefícios para 1200 famílias do norte de Minas Gerais

| Publicado 30/03/2023 por Coletivo de Comunicação MAB MG

Veredas Sol e Lares traz avanço inédito na construção de modelo energético popular para o Brasil

Marco na história do setor energético no Brasil, projeto de usina solar fotovoltaica flutuante foi implementado com participação e controle social dos atingidos e beneficiará famílias dos Vales do Jequitinhonha e Rio Pardo

| Publicado 22/03/2021 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Minas Gerais

Atingidos plantam mudas na bacia do Vale do Jequitinhonha e Rio Pardo em comemoração a Semana das Águas

Ato simbólico reforça comemoração aos 30 anos do movimento e pelo Dia Mundial da Água