Moradores de Conselheiro Lafaiete (MG) reivindicam acesso a serviços básicos

Moradores do bairro Topázio sofrem com a falta de acesso ao saneamento básico, água, energia elétrica e calçamento nas ruas

Moradores se reúnem para debater os problemas e fortalecer a luta popular.

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) esteve com os moradores do bairro Topázio, em Conselheiro Lafaiete (MG), em reunião no último sábado (25) para lutar por melhorias. A região está em situação de abandono. A rua que dá acesso ao bairro não tem iluminação pública e as pedras estão soltas na única parte que possui calçamento. Nas outras ruas, todas de terra, existem muitos buracos provocadas pelo tempo e pela falta de rede pluvial. 

Os moradores também reclamam da constante falta de água e de rede de esgoto na maioria das casas. As vias não possuem postes públicos e a iluminação das ruas com casas é precária, comprometendo a segurança na região. 

A água da chuva não tem estrutura adequada para escoar e está causando erosões nas ruas, colocando os moradores em risco de acidentes.

Para Nayara Mara, moradora do bairro e militante no Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Topázio “não tem as condições mínimas exigidas por lei para moradia, higiene, saúde, transporte e segurança pública” afirma. De acordo com Nayara, o bairro foi aprovado pelo Município através do Decreto Nº 18 de 21/06/1982, e que em janeiro de 2015 foi instaurado inquérito para apurar denúncias de irregularidade na infra-estrutura do bairro Topázio.  

Algumas casas começaram a receber rede de esgoto em abril deste ano, porém, com o período de pandemia, o serviço que já chegava com lentidão está ainda mais atrasado, obrigando os moradores a continuar o uso das fossas que podem contaminar o solo.

A rede de água e esgoto foi parcialmente construída, mas não foi realizado calçamento nas ruas, deixando as caixas de passagem expostas.

Calçamento

Após reclamações de moradores, a prefeitura foi até o bairro e comunicou o início das obras para melhorar o calçamento das ruas. Porém, o caminhão que seria utilizado para cobrir os buracos quebrou e o trabalho não foi finalizado. Agora os moradores convivem com a terra da rua solta, até o retorno da prefeitura.

Em conjunto com a Frente Brasil Popular, o MAB está com os moradores na organização da Pauta Municipal Unitária em Conselheiro Lafaiete/MG e convida as organizações populares para reunião virtual que acontecerá na próxima quarta-feira, dia 05 de agosto, às 18h, para somar na luta do povo por direitos básicos. 

Conteúdo relacionado
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 27/07/2020 por Coletivo de Comunicação MAB MG

Organização popular em defesa das águas em Congonhas/MG

Comunidade se organiza contra ameaça das mineradoras aos mananciais

| Publicado 19/06/2020

Realidade do norte de MG escancara exclusão de brasileiros das políticas públicas do setor elétrico

Dados comprovam importância da adoção de concessão automática dos descontos da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) defendidas pelo Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB

| Publicado 22/03/2022 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

O uso da água na geração de energia: privatização e catástrofes “naturais”

A gestão privada do setor elétrico no Brasil ignora o interesse púbico na produção de energia e impõe diversos riscos à população a partir de uma gestão irresponsável dos reservatórios de hidrelétricas que resulta ora em risco de apagão, ora em inundação de bairros inteiros