Geraizeiros: cultura, resistência e lutas no Cerrado mineiro

Conhecidos como guardiões do Cerrado, os povos Geraizeiros do norte de Minas, lutam e resistem para poderem reproduzir cultura e modos de vida

É no norte de Minas Gerais, em meio às chapadas, vales, veredas e grotas, que vivem os povos reconhecidos tradicionalmente como geraizeiros. Uma população fortemente enraizada à paisagem do gerais – sinônimo de Cerrado. A relação desse povo se estabelece de forma muito especial, particular e politicamente relevante ao bioma.

De acordo com Carmem Gouveia, geraizeira do distrito de Vale das Cancelas, em Grão Mogol, e militante do MAB, essas famílias estão na região há mais de sete gerações. “Como bons conhecedores do Cerrado e suas espécies, os geraizeiros se adaptam às características do bioma e suas possibilidades de produção, garantindo a subsistência familiar. Eles cultivam lavouras diversificadas, como milho, mandioca, andu, frutas e verduras, e plantam tudo junto e em pequena quantidade, pois muitos lugares não tem água”, afirma Carmem.

Além de plantar e cultivar, os geraizeiros fazem coletas de espécies nativas do Cerrado, como frutos, raízes, ervas medicinais, mel silvestre, madeira e demais produtos que o gerais oferece a seus guardiões. Em troca, os geraizeiros contribuem com a propagação de espécies, proteção das chapadas e dos animais, e principalmente na linha de frente da luta contra os empreendimentos à serviço do capital, que exploram e destróem a biodiversidade local.

Os geraizeiros foram reconhecidos pelo Governo Federal somente em fevereiro de 2007, a partir do Decreto Nº 6.040, que instituiu a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais. No entanto, foi apenas em 2018 que os geraizeiros de Grão Mogol, Padre Carvalho e Josenópolis, que se dividem nos núcleos Tingui, Lamarão e Josenópolis, receberam a Certidãode Autodefinição, concedida pela Comissão Estadual para o Desenvolvimento Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais de Minas Gerais (CEPCT-MG).

Mais que povos tradicionais, os geraizeiros são conhecidos como guardiões do Cerrado. Bioma marcado por um histórico de desvalorização e representações sociais negativas, considerado pobre e sem beleza quando se comparado a outros biomas – consequência das razões conjunturais e da exploração dos segmentos dominantes da sociedade. As populações locais contrapõem estes significados sobrepostos a paisagem do gerais, com experiências e atividades cotidianas que comprovam a riqueza ecológica e mostram as possibilidades e potencialidades dos agroecossistemas, além do desenvolvimento de relações sociais e culturais especificas dos povos do Cerrado.

Foto: Peter Caton/ISPN

Tempos atrás, o território geraizeiro era conhecido como “terras livres”, porque não existia cercas e propriedades privadas. As terras eram de uso comum e os contornos de cada família e comunidade eram guardados apenas na memória. Os animais, o gado e os suínos eram criados soltos nas áreas de chapadas. 

A chegada das empresas e a mudança da paisagem

A chegada das empresas mudou o cenário e o povo livre e sem preocupações com a demarcação das terras, se tornou vítima de grileiros, por não possuírem o documento de posse das terras, perderam as propriedades para as empresas.

Ao longo das últimas décadas a região foi tomada por extensos plantios de eucalipto, que impactou diretamente no modo de vida da população local. O plantio foi impulsionado por uma política de Estado em meados da década de 1970, que viabilizou o arrendamento de terras tidas como “desocupadas” para as empresas. O desenvolvimento dessa cultura causou e vem causando severos impactos ao território geraizeiro, desde a perda da biodiversidade e escassez de água, até as relações sociais e culturais do povo. Além das empresas de eucalipto, a região também foi invadida por outras empresas, como a Mantiqueira Transmissora de Energia e a empresa Sul Americana de Metais – SAM, que não respeitam e desconsideram os direitos das famílias que são atingidas.

Foto: Coletivo de Comunicação do MAB

A organização popular

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) está organizado em comunidades geraizeiras na bacia do Jequitinhonha e no Alto Rio Pardo. Para Carmem Gouveia “o MAB trouxe conhecimento dos direitos humanos, e do direito a vida para as pessoas. O movimento está aqui na região desde 2011 e nós travamos grandes lutas contra as empresas de eucalipto, mineração, e agora contra as linhas de transmissão e contra o governo que não atende a zona rural.” 

O movimento junto às outras organizações locais, trabalham a fim de garantir os direitos do povo que são violados pelas empresas, na busca de melhorias para a região. Em meio a todos os desafios encontrados, os geraizeiros lutam pela retomada do seu território e pela garantia das condições para a reprodução do seu modo de vida e cultura.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 24/07/2020 por Idalino de Vargem Grande do Rio Pardo/Minas Gerais

Geraizeiros das gerais

Poema por Idalino de Vargem Grande do Rio Pardo/Minas Gerais

| Publicado 27/07/2020 por Coletivo de Comunicação MAB MG

Relato de um geraizeiro: a luta por manter viva uma identidade

Adeilson Ferreira Agostinho, Comunidade Água Boa II, em Rio Pardo, fala da luta para manter viva a cultura de sua comunidade

| Publicado 11/09/2021 por Coletivo de Comunicação MAB MG

Geraizeiros no Vale do Jequitinhonha/MG paralisam atividades da empresa NoFlor

Atingidos denunciam invasão nos territórios e grilagem de terras da empresa responsável pelas monoculturas de eucalipto na região.