Trabalhadores conquistam continuidade na isenção da Tarifa Social de Energia

Governo Federal anuncia a prorrogação da Medida Provisória 950/20 por mais 60 dias

A medida faz parte do conjunto de reivindicações do Movimento dos Atingidos por Barragens e da Plataforma Operária e Camponesa da Água e da Energia que moveram diversas iniciativas, debates e articulações para que fosse efetivamente cumprido o direito de acesso à energia elétrica pelo povo brasileiro, principalmente pelas famílias pobres que não conseguem pagar o alto preço da conta de luz e que são cadastradas na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE).

A MP 950/20, que estende por mais dois meses a isenção da conta de luz para as famílias de baixa renda que consumirem até 220kW/h, é uma conquista para milhões de brasileiros e brasileiras. Porém não basta, reivindicamos que essa prorrogação se estenda até 31 de dezembro de 2020, período de vigência da Declaração de Estado de Calamidade Pública da pandemia.

Até o momento, foram contempladas 9,4 milhões de famílias, e apesar de ser um significativo avanço está longe do ideal, afinal, se fossem utilizados os dados do Cadastro Único de forma automática pelas distribuidoras de energia, o número de beneficiados passaria de 22 milhões de famílias brasileiras, já que o único critério estabelecido pela Lei para acesso à Tarifa Social é a renda.

Esta também é, portanto, mais uma reivindicação do MAB e continuaremos em luta para que todas as famílias inscritas no CadUnico tenham acesso direto à Tarifa Social de Energia Elétrica. O PL 1106/20 trata exatamente desta reivindicação e já foi aprovado na Câmara dos Deputados. Agora é necessário que ele seja colocado em votação no Senado o mais breve possível para que cerca de 50 milhões de brasileiros sejam beneficiados nestes tempos tão duros para os trabalhadores pobres.

O MAB defende que o povo brasileiro tenha acesso aos itens básicos, tais como gás de cozinha, água potável e luz elétrica para poder sobreviver com dignidade durante a pandemia.

A Tarifa Social é a política pública mais eficaz que protege o direito social de acesso à energia para os trabalhadores pobres de nosso país. Seguiremos lutando e conquistando direito para a classe trabalhadora.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 04/07/2020

NOTA: Projeto da UHE Formoso (MG) preocupa ribeirinhos

Empresas, Governo Federal e Governo Mineiro armam a construção de mais uma barragem no sofrido rio São Francisco. Não à UHE Formoso!

| Publicado 04/06/2020

Tarifaço nas contas de luz em tempos de pandemia

O Governo Federal (Decreto Nº 10.350/2020) e a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL (Consulta Pública nº 35/2020) decidiram impor à sociedade uma série de medidas para salvar os altos lucros dos agentes empresariais e financeiros do setor elétrico. Essas iniciativas terão como resultado um “tarifaço” de grande impacto financeiro que será repassado nas contas de luz dos 73,5 milhões de consumidores residenciais a partir de 2021.

| Publicado 28/06/2020 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Rio Grande do Sul

NOTA: MAB denuncia Consulta Pública para privatização de 13 hidrelétricas no RS

Em plena pandemia, enquanto a população sofre os efeitos do avanço da covid-19, como o desemprego em massa e o achatamento da renda, o governador Eduardo Leite (PSDB) e a Agencia Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) preparam a privatização de um importante patrimônio do povo gaúcho.