Nota de pesar pelo falecimento de José Carlos Arara

O Xingu e os povos do Xingu lagrimam pela partida precoce do Cacique José Carlos Ferreira, da aldeia Guary Duan, na Terra Indígena Arara Volta Grande, vitima fatal da Covid-19. Nós, Movimentos Sociais e Igreja, nos solidarizamos aos parentes e familiares diante de tamanha dor e luto.

CHORO, CLAMOR DA TERRA E DOS POVOS…
Me leva XINGU
Me arrasta em “terras caída”
Crescer é rima da vida
Cresço em rajadas de amor
(adaptação poema de Ruy Barata)

O Xingu e os povos do Xingu lagrimam pela partida precoce do Cacique José Carlos Ferreira, da aldeia Guary Duan, na Terra Indígena Arara Volta Grande, vitima fatal da Covid-19. Nós, Movimentos Sociais e Igreja, nos solidarizamos aos parentes e familiares diante de tamanha dor e luto. A Amazônia Centro do Mundo chora a dor e clama por mais assistência e atitudes concretas de prevenção, proteção e tratamento aos povos indígenas e tradicionais da Amazônia diante dessa pandemia.

Zé Carlos Arara, como era chamado entre nós, foi um importante guerreiro e liderança indígena na luta de enfrentamento a construção da UHE Belo Monte, amava e lutava com todas as forças na defesa da Volta Grande do Xingu e na garantia dos direitos dos Povo Arara e demais povos indígenas e povos tradicionais da região, deixa um legado de resistência, coragem, bravura e sabedoria aos povos do Xingu.

Um guerreiro que dia a dia reuniu o seu povo e articulou lutas em parceria com várias outras lideranças na defesa da Volta Grande do Xingu. Na época da luta contra a construção de Belo Monte foi na aldeia Terra Wangã, como cacique, realizou um encontro entre lideranças do Xingu e diversos aliados nacionais e internacionais na luta para manter vivo o rio Xingu junto somaram forças ISA, Gota d’água, Movimento Xingu vivo para Sempre, Movimento dos Atingidos por Barragens, CIMI, Amazon Watch, cacique Raoni e outros…

Nas ultimas semanas estava muito preocupado com o fluxo e andanças de garimpeiros ilegais e avanço de áreas desmatadas nas vilas próximas e na própria Terra Indígena. Chegou a endereçar carta ao Ministério Publico Federal, solicitando apoio na articulação para conter esse trânsito de garimpeiros ilegais. Sua luta não será em vão!!!

Mas , esse grande guerreiro com dificuldade de respirar foi locomovido de sua aldeia na segunda feira dia 8 , para receber tratamento em Altamira. Após buscar exame na rede privada, seu estado de saúde se agravou e teve que ser internado no hospital Geral de Altamira São Rafael, já com bastante falta de ar, tosse forte e muita dor de cabeça. Sem vagas disponíveis na UTI do Hospital Regional da Transamazônica, não conseguiu ser transferido e faleceu por volta das 10h do dia 9 de junho de 2020 aos 41 anos de idade.

Perdemos um guerreiro indígena, por falta de leitos de UTIs, falta de assistência. E de um plano base de ação para enfrentamento e combate ao COVID -19 aos povos indígenas. Quantos precisarão vim a tombar como o fenômeno “ Terra caída” para que providências sejam tomadas?

Aqui fica nossa indignação, dor, mas também nossa solidariedade a Zé Carlos e sua Família e acima de tudo o nosso compromisso de continuarmos por Zé Carlos a luta na defesa da vida dos povos da Volta Grande do Xingu.

Movimentos da Amazônia Centro do Mundo

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 08/06/2020

Atingidos do Pará distribuem cestas básicas para mil famílias

A ação de solidariedade teve como objetivo auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica devido à pandemia de covid-19 na região amazônica.

| Publicado 03/06/2020

Solidariedade ao povo Munduruku pela perda do Cacique Vicente Saw e professor Amâncio

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) manifesta seu pesar pelo falecimento do Cacique Vicente Saw Mundukuru, 71 anos, e do professor Amâncio Ikon Mundukuru, 60 anos, das lideranças históricas do povo Munduruku.

| Publicado 07/07/2020

Pesar pelo falecimento de Jason Silva

Na noite desta segunda-feira (06/07) faltou luz em Altamira (PA). Recebemos a horrível notícia do falecimento do companheiro Jason Silva, de apenas 25 anos.