Solidariedade ao povo Munduruku pela perda do Cacique Vicente Saw e professor Amâncio

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) manifesta seu pesar pelo falecimento do Cacique Vicente Saw Mundukuru, 71 anos, e do professor Amâncio Ikon Mundukuru, 60 anos, das lideranças históricas do povo Munduruku.

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) manifesta seu pesar pelo falecimento do Cacique Vicente Saw Mundukuru, 71 anos, e do professor Amâncio Ikon Mundukuru, 60 anos, das lideranças históricas do povo Munduruku do Alto e Médio Tapajós, que tombaram devido à pandemia de covid-19.

Cacique Vicente Saw Munduruku (Foto: Ascom PMJ)

O Cacique Vicente Saw, da aldeia Sai Cinza, partiu em 01/06/2020 e será sempre lembrado por sua trajetória em defesa do território indígena. O professor Amãncio Ikon, da Aldeia Praia do Índio, partiu em 02/06/2020 e deixa um grande legado na educação, bem como uma trajetória como guerreiro em defesa de seu povo.

Gostaríamos de nos solidarizar também com o povo Munduruku pela perda de Jerônimo Manhuary (86 anos), Angélico Yori (76 anos) e Raimundo Dace (70 anos), também pela covid-19. Os idosos são aqueles que guardam a história, são os sábios, e sua perda é sempre irreparável.

Professor Amâncio Ikon Munduruku. Foto: divulgação

Lamentamos profundamente as perdas, todas as vidas perdidas são insubstituíveis, ainda mais quando possuem uma trajetória de resistência popular. Sem essas lideranças, o mundo perde um pouco do seu brilho, alegria e cor.

Desejamos forças, saúde e resistência a todos os povos indígenas, especialmente os Munduruku, que nos ensinam e nos dão coragem a cada dia para defender a região do Tapajós e lutar pela natureza e pela vida. Juntos iremos vencer esse momento tão difícil que estamos passando. Na esperança de dia melhores, seguimos. Sawe!

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 26/05/2021 por Movimento dos Atingidos por Barragens

Indignação por mais um ataque ao povo Munduruku

Em mais um episódio de violência na Amazônia, garimpeiros atacam aldeia na Terra Indígena Munduruku

| Publicado 08/06/2020

Atingidos do Pará distribuem cestas básicas para mil famílias

A ação de solidariedade teve como objetivo auxiliar famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica devido à pandemia de covid-19 na região amazônica.

| Publicado 11/06/2020

Nota de pesar pelo falecimento de José Carlos Arara

O Xingu e os povos do Xingu lagrimam pela partida precoce do Cacique José Carlos Ferreira, da aldeia Guary Duan, na Terra Indígena Arara Volta Grande, vitima fatal da Covid-19. Nós, Movimentos Sociais e Igreja, nos solidarizamos aos parentes e familiares diante de tamanha dor e luto.