Plataforma Operária e Camponesa da Água e Energia envia carta de solidariedade ao povo chinês

A Plataforma Operária e Camponesa da Água e Energia (POCEA) enviou no último dia 06 de maio uma carta de solidariedade à Embaixada da China no Brasil, diante das ofensas descabidas contra o povo chinês que vem sendo praticadas desde o início da pandemia por membros e pessoas próximas do governo Bolsonaro.

A Plataforma Operária e Camponesa da Água e Energia (POCEA) enviou no último dia 06 de maio uma carta de solidariedade à Embaixada da China no Brasil, diante das ofensas descabidas contra o povo chinês que vem sendo praticadas desde o início da pandemia por membros e pessoas próximas do governo Bolsonaro.

Na carta, a Plataforma se posicionou contrária às atitudes ofensivas e cita a importância da relação entre os dois países “ser embasada em valores de fraternidade e cooperação, com respeito mútuo”. A Plataforma também saudou a atuação do povo chinês para combater a pandemia do novo coronavírus, tanto em seu território, como em ações de solidariedade internacional.

A assessoria do embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, manifestou via e-mail o agradecimento da Embaixada com a solidariedade e o apoio da Plataforma.

Confira na íntegra a carta da Plataforma ao povo chinês:

Brasil, 06 de Maio de 2020.

Excelentíssimo Senhor Yang Wanming,

Embaixador da República Popular da China no Brasil.

Nós, movimentos sociais e sindicais do Brasil, articulados na iniciativa da Plataforma Operária e Camponesa da Água e Energia, nos solidarizamos ao governo e ao povo chinês diante dos ataques descabidos praticados por representantes do governo brasileiro e pelo deputado filho do atual presidente da República do Brasil. Não concordamos com essa posição e achamos que é uma forma desrespeitosa de tratar uma nação soberana como a China.

A nosso ver a política diplomática deve ser de paz e de respeito aos outros povos, buscando a equidade e a justiça internacional. A relação sino-brasileira deve ser embasada em valores de fraternidade e cooperação, com respeito mútuo, na qual já demos passos importantes, como o BRICS, entre outras iniciativas dos nossos povos. Defendemos relações com outras nações que abram caminhos de intercâmbios caracterizados pelo diálogo em vez da confrontação e pela parceria em vez do alinhamento.

 Continuaremos defendendo os princípios históricos da relação sino-brasileira: a defesa da paz mundial, da soberania dos povos e nações, o combate à pobreza, o apego às ideias avançadas de democracia e justiça social.  Seremos resistência e um contraponto aos que propõem a guerra, o individualismo e valores próximos ao neofascismo. Por estas razões entendemos absurdas e equivocadas as atitudes de ataques ao povo e ao Governo Chinês, e sua diplomacia, por parte de alguns próximos ao atual governo brasileiro.

Aproveitamos para saudar o povo chinês pelo trabalho de combate à pandemia da Covid-19 em seu território e que diariamente demostra ao mundo valores humanistas, com a promoção de  ações de solidariedade com outros povos para o combate desta enfermidade. A solidariedade é a maior contribuição para humanidade neste momento de pandemia. Para nós esta prática demonstra a grandeza da China, ao desempenhar um papel ativo, empenhada em vencer as dificuldades e desafios resultantes desta pandemia. Mesmo sendo uma tarefa complexa e árdua, a organização para esta luta, mostra ao mundo vitórias e aponta que o Socialismo à moda chinesa é humanamente superior ao capitalismo no resto do mundo.

Nós da Plataforma Operária e Camponesa da Água e Energia, que articula uma diversidade de organizações da classe trabalhadora brasileira, com preocupação central com as questões da água e da energia no Brasil, como petroleiros, eletricitários, professores, atingidos por barragens, pequenos agricultores, jovens trabalhadores, entre outros, também saudamos a postura chinesa de promover relações para um desenvolvimento benéfico, comum e equilibrado, com ganhos mútuos, através de cooperações amistosas com respeito aos direitos dos povos e autonomia das partes.

Partilhamos da ideia e com o esforço de construção de uma comunidade de destino comum da humanidade, com prosperidade, equidade, inclusão e justiça.

Afirmamos aqui nossa disposição para seguir nesse diálogo entre o povo chinês e o povo brasileiro, a partir das organizações articuladas na Plataforma Operária e Camponesa da Água e Energia. Acreditamos que temos muitas experiências a compartilhar de parte a parte, e dar passos para um intercâmbio, com aprendizados mútuos, que fortaleça uma relação amistosa e produtiva na construção de uma China e de um Brasil, prósperos, belos e felizes. 

Prezado embaixador, receba nossa saudação e abraço fraterno e o repasse a todo o povo chinês e ao presidente Xi Jinping.

Plataforma Operária e Camponesa da Água e Energia

Compõe a Plataforma: AEEL – Associação dos Empregados da Eletrobras; CNE – Coletivo Nacional dos Eletricitários; CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação; CNU ? Confederação Nacional dos Urbanitários; FTIUESP – Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas do Estado de São Paulo; Federação Regional dos Urbanitários do Centro?Oeste; FISENGE – Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros; FNU – Federação Nacional dos Urbanitários; FRUNE ? Federação Regional dos Urbanitários do Nordeste; FSU ? Federação Regional dos Urbanitários do Sul; FTUN – Federação dos Trabalhadores Interestadual Urbanitários do Norte; FUP – Federação Única dos Petroleiros (Sindipetro Amazonas; Sindipetro Ceará/Piauí; Sindipetro Rio Grande do Norte; Sindipetro Pernambuco; Químicos e Petroleiros da Bahia; Sindipetro Minas Gerais; Sindipetro Espírito Santo; Sindipetro Caxias; Sindipetro Norte Fluminense; Sindipetro Unificado São Paulo; Sindipetro Paraná/Santa Catarina; Sindipetro Rio Grande do Sul); INTERCEL; INTERSUL; Levante Popular da Juventude; MCP – Movimento Camponês Popular; MAB – Movimento dos Atingidos por Barragens; MPA – Movimento dos Pequenos Agricultores; PROIFES – Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico; SENGE/BA – Sindicato dos Engenheiros da Bahia; SENGE/PR – Sindicato dos Engenheiros do Paraná; SENGE/RJ – Sindicato dos Engenheiros do Rio de Janeiro; SINDIELETRO/Minas Gerais; SINDUR/Rondônia; SINERGIA/Santa Catarina; SINERGIA/Bahia; e STIU/Distrito Federal.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 12/05/2020

Mineração no rastro das hidrelétricas do Alto Tapajós

Na terceira matéria da série ‘A morte anunciada de um rio’ sobre as ameaças na região do rio Teles Pires, localizada no Alto Tapajós, abordamos a relação estreita entre mineradoras e os empreendimentos hidrelétricos

| Publicado 12/05/2020

Com Covid-19, Vale faz cadastros suspeitos dos atingidos no Paraopeba, MG

Em plena pandemia, Vale coloca funcionários para fazer levantamentos de danos dos atingidos no baixo Paraopeba

| Publicado 12/05/2020

Empresas terceirizadas da Fundação Renova colocam em risco trabalhadores e atingidos em meio à pandemia, em MG

O estado de Minas Gerais está em situação de calamidade pública, a população se preocupa e cobra por medidas de contenção da disseminação do coronavírus.