MAB denuncia aumento das tarifas de água em São Paulo em meio à pandemia da Covid-19

MAB denuncia autorização da Arsesp de um reajuste de 2,49% nas tarifas de água, que passará a ser aplicado dentro de 90 dias

No último dia 9 de abril, a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) autorizou um reajuste de 2,49% nas tarifas de água que passará a ser aplicado dentro de 90 dias. Também deixou claro que, diante das isenções nas contas de água/esgoto dos consumidores das categorias de uso Residencial Social e Residencial Favela, poderá reavaliar a aplicação de compensações das tarifas com a finalidade de restabelecer o “equilíbrio econômico-financeiro da prestação do serviço”. 

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) vê essas informações com preocupação. Elas indicam que, a partir de 10 de junho deste ano, além do reajuste anual estabelecido (2,49%), haverá acréscimos tarifários ainda maiores, por compensação ou por revisão. Essa manobra constitui uma maneira de retomar ganhos apesar da crise mundial, garantindo a segurança dos lucros e dividendos dos acionistas ao jogar a conta para a população paulista. O impacto desse aumento no preço do serviço de água e esgoto será mais pesado para a população mais pobre. 

A Sabesp obteve um lucro líquido de mais de R$ 3,3 bilhões em 2019, direcionou 27% desse montante para os acionistas em vez de fazer com que esse recurso retorne à população na forma de investimentos para a população mais vulnerável e para o combate ao novo coronavírus. É preciso disponibilizar água às regiões carentes e promover saneamento adequado aos locais ainda sem acesso, investindo em políticas de isenção de tarifas e sem reajuste futuro, além de realizar campanhas de higienização e desinfecção nas cidades onde a empresa opera. A Sabesp deveria cumprir, portanto, seu papel social, que é o de garantir a vida da população, em vez de priorizar a segurança dos lucros de poucos acionistas. 

Tudo indica que os efeitos da pandemia se estenderão a longo prazo, com a perspectiva de um aumento vertiginoso do desemprego e queda da renda principalmente para a população mais pobre, que dificilmente terá como arcar com tarifas maiores. Aumentar as tarifas de água em meio a esta crise será ampliar a calamidade vivida pelas famílias paulistas. 

No entanto, e principalmente na atual situação de emergência social, é o direito das famílias que deve ser garantido, e não o lucro intacto de ações do mercado financeiro. A Sabesp, empresa que pertence majoritariamente ao governo do Estado de São Paulo, tem o dever de agir em defesa das vidas da população paulista.

Com esse objetivo em foco, a proteção da vida dos trabalhadores e trabalhadoras paulistas, o MAB propõe uma série de medidas, como:

1) Isenção do pagamento das contas de água com consumo médio de até 15 m³ por mês durante quatro meses ou até o encerramento do Estado de Calamidade Pública.

2) Distribuição de água potável às comunidades de baixa renda sem acesso aos serviços de água.

3) Suspensão dos cortes de água e das multas aos consumidores residenciais de água referentes ao período do Estado de Calamidade Pública.

4) Proibição de aplicação de novas multas aos consumidores residenciais de água durante o Estado de Calamidade Pública.

5) Anistia das dívidas e multas aos consumidores residenciais com pagamentos atrasados.

Não é hora de lucrar enquanto os pobres adoecem e ficam mais pobres. A vida da população está acima do lucro.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 17/06/2020 por Leonardo Fernandes / Comunicação MAB

Após pressão, estados aderem a benefícios nas tarifas de água e energia durante pandemia

População de baixa renda cadastrada em programas sociais não terá serviços cortados e vai receber isenção no pagamento, em alguns casos. Conquista do MAB com outras entidades surgiu com o objetivo de estimular quarentena

| Publicado 27/07/2021 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Ação Solidária: em parceria com Koinonia, MAB distribui dezenas de toneladas de alimentos em São Paulo

Desde março deste ano, as jornadas solidárias realizadas já distribuíram mais de 35 toneladas de alimentos assim como kits de higiene e limpeza para atingidas e atingidos de diversas regiões do estado de São Paulo.

| Publicado 27/04/2020

Porto Alegre isentará contas de água por três meses, mas é preciso muito mais!

Após pressão popular do MAB e outras organizações, conquistamos a isenção das contas de água para a população que é beneficiada pela tarifa social em Porto Alegre por três meses