Após Jornada de Lutas, MAB reúne-se com governador do Pará
Após a Jornada de Lutas, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) foi recebido pelo governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, nessa sexta-feira (13/03). A reunião aconteceu no Palácio […]
Publicado 19/03/2020
Após a Jornada de Lutas, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) foi recebido pelo governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, nessa sexta-feira (13/03). A reunião aconteceu no Palácio do Governo, em Belém (PA).
O principal encaminhamento da reunião foi o estabelecimento de uma mesa permanente de negociações entre o governo e o Movimento para o atendimento da pauta dos atingidos do estado. O formato da mesa e os órgãos participantes serão definidos em reunião com a Casa Civil.
O Movimento apresentou sua demanda pela aprovação de uma política estadual de direitos para os atingidos por barragens, segurança para as regiões atingidas e a proposta de utilizar recursos das compensações hídricas e minerárias (CFURH e CFEM) para a criação de um fundo para resolução dos problemas estruturais causados pelas grandes obras.
Também constavam na pauta projetos para produção agroecológica, geração de emprego e renda, educação e cultura, além de regularização fundiária, em especial de duas comunidades organizadas no MAB: o Landir, em São João do Araguaia, e o Novo Horizonte, em Brasil Novo. Quanto à primeira, o governador afirmou que já foi solicitado o cancelamento de matrícula. A maioria dos pontos ficou para ser aprofundada a forma de proceder na mesa de negociação.
A reunião foi muito positiva para a organização do Movimento no Estado, pois marca o início do processo de diálogo com o governo e sinaliza a responsabilidade com o atendimento da pauta dos atingidos, afirmou Iury Paulino, da coordenação do MAB.
Atingidos por barragens marcham em Belém durante Jornada de Lutas (12/03/2020). FOTO: Carol Ferraz/Amigos da Terra Brasil
Da equipe do governo, além do governador, participaram: o chefe de gabinete Chicão, José Mauro O de Almeida (secretário de meio ambiente e sustentabilidade – SEMAS), Rodolfo Zahluth (secretário adjunto de meio ambiente), Inocêncio Renato Gasparim (secretário de assistência social, trabalho, emprego e renda – SEASTER), Bruno Kono (presidente do Iterpa), entre outros.
A Jornada de Lutas aconteceu entre os dias 11 e 13/03 em Belém e reuniu centenas de lideranças de comunidades atingidas de 16 municípios do Pará. A ação foi marcada por marchas, seminário, ocupação e denúncias sobre o preço da energia e os ataques à Amazônia. As atividades são parte da Jornada Nacional de Lutas do MAB.