Com Paraopeba contaminado, Juatuba apresenta crescimento em casos de doenças

Foto: Filipe Chaves / Midia Ninja Em passagem pela cidade de Juatuba, na região metropolitana de Belo Horizonte, na quarta-feira (22), a Marcha dos Atingidos: 1 ano do crime em […]

Foto: Filipe Chaves / Midia Ninja

Em passagem pela cidade de Juatuba, na região metropolitana de Belo Horizonte, na quarta-feira (22), a Marcha dos Atingidos: 1 ano do crime em Brumadinho debateu a saúde dos atingidos após a contaminação do rio Paraopeba, decorrente do rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão.

Na parte da manhã, foi realizada uma Assembleia Popular. A água passou a ser motivo de preocupação devido a contaminação por metais pesados, que causou diversos problemas na saúde na população: desde manchas na pele, problemas gastrointestinais e até o aumento do número de abortos.

De acordo com Cristiano Martins da Cruz, representante da Secretaria de Saúde de Juatuba, aumentaram os casos de alcoolismo, insônia, depressão, diarreia, coceira e manchas na pele entre a população. Segundo da Cruz, foi entregue um relatório com as informações à promotoria do Ministério Público de Minas Gerais.

Creuza Fernandes, da Comissão de Atingidos do distrito de Revés do Belém, em Bom Jesus do Galho, relata que a pesca, sua principal fonte de renda, está totalmente comprometida no território. A atingida relata que não tem mais condições financeiras de arcar com os custos de consultas médicas, exames e medicamentos, que não são fornecidos via SUS.

Segundo Miqueias Ribeiro, da coordenação do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), crescem os casos de doenças de pele em toda a bacia do Paraopeba. Em Brumadinho, o consumo de remédios controlados e o número de tentativas de suicídio continua crescendo 1 ano depois do crime da Vale. O MAB afirma que, em Brumadinho, é feito o acompanhamento da juventude, mas tanto a secretaria de saúde quanto as direções das escolas evitam debater sobre a questão e, quando aceitam algum tipo de parceria é de profissionais financiados pela Vale.  

Uma das principais reivindicações da população atingida é a contratação das Assessorias Técnicas Independentes, para a garantia de consultoria e acompanhamento não tendencioso, de modo que sejam organizados diagnósticos e possibilidades de soluções para as demandas das regiões – construindo de modo participativo todos os passos necessários para a luta por reparação integral. Além disso, é fundamental a aprovação das Políticas estadual e nacional de Direitos dos Atingidos por Barragens, ambas em regime de tramitação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e no Senado Federal, respectivamente, na garantia de direitos e justiça.

Água de qualidade

Durante a tarde, a marcha seguiu pelas ruas de Juatuba, com o objetivo de dialogar com a população, levantar bandeiras por justiça, reparação e contra a impunidade da Vale. Os atingidos seguiram em direção à sede da Copasa, empresa responsável pela distribuição de água na região. A reivindicação era sobre a qualidade da água, uma vez que a população sente as consequências de consumir a água da torneira.  

Outra parada do ato foi em frente ao escritório da Vale – que estava de portas fechadas para a população. “Ninguém quer viver de indenização, queremos reparação”, afirma a atingida de Juatuba, Joelísia.

Para finalizar a programação em Juatuba, a marcha recebeu um grupo de Congado que trouxe uma breve apresentação da cultura popular mineira, promovendo um momento de poesia, solidariedade, dança e espiritualidade. Ao final da tarde, a marcha seguiu para a cidade de Betim onde dará seguimento à programação. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro