MAB participa de Assembleia dos Atingidos em Coronel João Sá (BA)

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) participou nesta terça-feira (23) de uma assembleia de atingidos pelo rompimento da barragem de Quati, em Coronel de Sá, na Bahia.   A […]

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) participou nesta terça-feira (23) de uma assembleia de atingidos pelo rompimento da barragem de Quati, em Coronel de Sá, na Bahia.

 

A Assembleia é uma iniciativa do Movimento dos Atingidos por Barragens, Igreja Católica, e outras instituições que integram o comitê de crise na região atingida pelo rompimento da barragem de Quati. Na avaliação dessas organizações o poder público tem feito um grande trabalho no atendimento emergencial das famílias, porém, as informações sobre o futuro das mesmas estão dispersas e há a necessidade de esclarecimentos por parte do poder público sobre a condução das doações e o futuro de suas moradias.

Segundo Derlane dos Santos Bezerra, militante do MAB que integra a brigada enviada pelo movimento à região “a ideia era que as famílias pudessem ter as informações de forma direta, e não através de redes sociais ou meios de comunicação. Que o Poder público, neste caso a Prefeitura e suas secretarias, pudessem de fato falar com o povo e explicar como está o processo: como se está pensando a questão do aluguel social, como será o retorno às casas, como ficará a situação de quem perdeu tudo”.

Além de colaborar no auxílio emergencial, o MAB está elaborando um cadastro próprio dos atingidos e atingidas, levantando as informações e dados das famílias atingidas, percorrendo casa por casa. Derlane explica: “Quando o movimento acabar de fazer o nosso próprio cadastro, que será apresentado na sexta-feira (26), vamos confrontá-lo com o da Defesa Civil, no intuito de garantir que todos os direitos de todos os atingidos e atingidas sejam garantidos. Vamos lutar por moradia para quem precisa”. Muitas pessoas têm procurado o MAB na região. O prefeito Carlinhos Sobral reconheceu, durante a assembleia, a importância do trabalho do MAB, junto aos órgãos de estado, na busca de soluções para os atingidos.

Durante a assembleia a Prefeitura afirmou que aproximadamente 90 geladeiras e mais de 80 fogões serão distribuídos para as famílias, o MAB irá acompanhar esse processo na perspectiva de que seja ágil e preciso. Entre às ajudas ao município, se estima que recursos do Governo Federal, entorno de 280 mil reais, chegarão na região e serão administrados pela Defesa Civil. Sobre as casas, a Prefeitura disponibilizou um terreno para a construção das novas moradias, inclusive para as famílias que moram em área de risco.

Ainda há necessidade de ajudas: “é preciso dar um acompanhamento mais próximo às famílias, reafirmamos a necessidade de acompanhamento psicológico. É uma situação de dor, na qual muitas famílias estão vendo destruído o que construíram ao longo da sua vida, e se faz necessário dar apoio e solidariedade. O MAB está junto com as famílias num caminho de diálogo e luta para que consigam garantir seus direitos e uma reparação digna”, afirma Derlane.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro