Prefeitura de Almenara-MG ignora população de acampamento em plano de ação

Prefeitura de Almenara elabora plano de ação insuficiente para atender os atingidos do Acampamento Princesa do Vale. As famílias convivem com a possibilidade de serem despejadas da terra onde vivem […]

Prefeitura de Almenara elabora plano de ação insuficiente para atender os atingidos do Acampamento Princesa do Vale. As famílias convivem com a possibilidade de serem despejadas da terra onde vivem e tiram o sustento.

Cumprindo uma ordem judicial, a Prefeitura Municipal de Almenara, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, elaborou um plano de ação que deveria atender as famílias do acampamento Princesa do Vale ao deixarem a terra. Contudo, em total descaso, o plano foi elaborado às pressas em menos de 30 dias, não observando as questões básicas dos atingidos e atingidas, que tampouco foram convocados para participar da elaboração.

As famílias ocupam o local desde que foram atingidas pela construção das barragens de Irapé e Itapebi, no início dos anos 2000, e vivem situação de insegurança com a ameaça de diversas liminares de reintegração de posse. A última foi marcada para o dia 8 de julho, mais uma vez derrubada com a luta dos atingidos e atingidas. Essa liminar judicial exigiu da Prefeitura a construção do plano de ação de apoio aos atingidos após o despejo.

A Prefeitura, para solucionar o problema das 390 famílias, pretende conceder um auxílio aluguel em valor não esclarecido por apenas três meses, e encaminhar as famílias ao Sistema Nacional de Emprego-Sine, onde claramente não conseguirão emprego digno que atende os direitos trabalhistas necessários.

A proposta modestíssima da prefeitura, não atende o problema social e as políticas públicas discutidas desrespeitando o direito impetrante à dignidade humana, integridade física e moral, moradia, segurança e trabalho.

Os atingidos e atingidas cobram respostas ao poder público e estão decididos a batalhar pela terra, além de não aceitarem o plano raso e irregular da Prefeitura Municipal de Almenara. Atingidos pelas hidrelétricas de Irapé e Itapebi lutam pelo direito a terra, garantido na Constituição.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro