Greve Geral: Trabalhadores cruzam os braços em defesa da aposentadoria

Por todo o país, reforma da previdência de Bolsonaro é rejeitada com amplas paralisações e atos expressivos Foto: Gibran Mendes / CUT Curitiba Organizada de forma unitária por 12 centrais […]

Por todo o país, reforma da previdência de Bolsonaro é rejeitada com amplas paralisações e atos expressivos

Foto: Gibran Mendes / CUT Curitiba

Organizada de forma unitária por 12 centrais sindicais, a Greve Geral de 14 de junho teve paralisações de diversas categorias em todo o país e contou com a participação das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.

Foto: Guilherme Gandolfi / SP

De acordo com a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a estimativa é que mais de 45 milhões de trabalhadores cruzaram os braços contra a reforma da previdência proposta pelo governo de Bolsonaro. As atividades da greve – paralisações, piquetes em rodovias e avenidas, manifestações – ocorreram em pelo menos 380 cidades brasileiras, segundo mapeamento da CUT.

Jaguaribara, Vale do Jaguaribe, Ceará

O Movimento dos Atingidos por Barragens esteve junto com os trabalhadores em defesa de aposentadoria pública nos 20 estados onde o MAB está organizado. Além da pauta contrária à reforma da previdência, outro tema presente nos cartazes e palavras de ordem dos manifestantes foi a luta pela educação, contra cortes de investimentos anunciados pela equipe de Bolsonaro. Parte das manifestações pediu “Lula Livre” e “Fora Bolsonaro”; o atual ministro da Justiça, Sérgio Moro, foi alvo de críticas nos protestos, após vazamento das conversas com procuradores da Operação Lava-Jato quando ele ainda atuava como juiz, em Curitiba.

Foto: Pablo Vergara / MST

Nas capitais, a adesão parcial dos setores de transportes, ônibus, metrôs e trens contribuiu para que mais trabalhadores aderissem à greve. Na internet, a hashtag GreveGeral liderou a lista de assuntos do momento do Brasil na rede social Twitter durante todo o dia. Ao fim da tarde, aconteceu uma mobilização virtual contra a reforma da Previdência, com a hashtag BrasilBarraReforma.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro