Luta dos atingidos do crime da Vale conquista Assessoria Tecnica Independente
Após quatro horas de reunião, foram definidos três principais pontos da negociação na Bacia do Paraopeba. Entre as principais está a data final para contratação das Assessorias Técnicas Independentes, primeira […]
Publicado 08/04/2019
Após quatro horas de reunião, foram definidos três principais pontos da negociação na Bacia do Paraopeba. Entre as principais está a data final para contratação das Assessorias Técnicas Independentes, primeira quinzena de julho.
A bacia do Paraopeba foi dividida em diferentes territórios que têm datas próprias para o processo de escolha das Assessorias, que passará por apresentação das entidades concorrentes e seus planos de atuação nos territórios. O prazo final para apresentação dos documentos será início de junho e as contratações ja devem estar finalizadas ate primeira quizena de julho.
Sobre o auxílio emergencial, a principal exigência dos atingidos era sobre a possibilidade de desconto do valor sobre uma posterior indenização.
Em ação firme do Juiz da 6° Vara da Fazenda, a Vale está obrigada a *NÃO* descontar os valores pagos aos atingidos da indenização individual a ser definida. O valor será retirado apenas dos danos socioeconômicos de caráter coletico. Ou seja, cada atingida e atingido têm direito a receber o auxílio emergência sem riscos de alteração na indenização individual futura.
Os comerciantes e agricultores vinham apresentando problemas finaceiros após o crime, com dificuldade de pagamento das suas dívidas. Será realizada uma mesa de negociação somente com essa pauta no próximo dia 25 de abril, às 14h, na Defensoria Pública.
A organização e mobilização da população atingida é principal responsável pelos resultados positivos da Audiência. Em luta desde o dia do crime, organizados em Comissões com atuação constante nas áreas, os atingidos garantem sua participação ativa nas decisões.
É fundamental a continuidade da mobilização.
Lutar e organizar, para os direitos conquistar!