A ditadura militar criou o modelo de violação de direitos dos atingidos

O padrão vigente de implantação de barragens, que tem propiciado de maneira recorrente graves violações de direitos humanos, foi forjado durante a ditadura militar brasileira e persiste

   

Foto: Douglas Mansur

*Este artigo foi publicado originalmente em abril de 2015, e foi atualizado no mês em que o golpe de 1964 completa 55 anos.

A ditadura reestruturou o Ministério de Minas e Energia (Decreto 63.951/68) em plena vigência do AI-5, e criou o DNAEE (Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica). A Eletrobrás, Eletrosul e Eletronorte foram criadas durante a ditadura e construíram mais de 30 grandes usinas hidrelétricas, obras faraônicas, ufanistas e superfaturadas, nas quais as denúncias de corrupção não existiam em razão da repressão militar e da censura, são elas: Tucuruí, Ilha Solteira, Jupiá, Itaipu, Passo Fundo, Sobradinho e Balbina. Estas obras foram financiadas por empréstimos internacionais que aumentaram a dívida externa brasileira e beneficiaram grandes empresas internacionais. As empresas ganhavam com a compra de equipamentos e na venda de energia a preços subsidiados pelas estatais (como exemplo, empresas japonesas no Pará que exportavam alumínio) e as empreiteiras (que colaboravam com a ditadura) na construção das obras. Os atingidos pelas obras e o povo brasileiro pagavam a conta social e ambiental enquanto grandes empresas multinacionais lucravam com a energia subsidiada instituída pelos militares.

A ditadura consolidou a visão tecnocrata do setor elétrico que persiste, em parte, até os dias de hoje. Dentro desta visão, as barragens representam o progresso e o homem e a natureza são meros obstáculos, que não possuem direitos e devem ser removidos. Como afirma uma importante figura do setor nos dias de hoje: “não dá pra discutir o Natal com o peru”. A visão patrimonialista do conceito de atingido, como sendo apenas o proprietário, causa de inúmeras violações e surge nesse período.

Em Itaipu, 40.000 pessoas do lado brasileiro, e 20.000 do lado paraguaio, foram vítimas de violações de direitos sem receber indenizações e sem serem reassentadas. Inúmeros camponeses foram “desaparecidos” e sequer constam das listas oficiais. Na Barragem de Ilha Solteira (SP), a resistência dos atingidos foi tratada como “guerrilha” pela ditadura. O filme “O profeta das águas” narra a história de Aparecido Galdino Jacintho, um líder religioso que se opôs a construção da Barragem de Ilha Solteira (a maior do Brasil na época) a partir de 1966. Galdino foi julgado por vários tribunais civis e militares, incriminado na Lei de Segurança Nacional e por nove anos ficou detido com outros presos políticos e presos comuns, nos presídios de Barro Branco, Tiradentes, Carandiru, além das cadeias do DOPS e DOI-CODI. Em 1972, ao ser condenado pelos Tribunais foi considerado como “louco” (por não aceitar o progresso?) e transferido para o Manicômio Judiciário de Franco da Rocha onde cumpriu pena até 1979. Os camponeses que o seguiam foram presos por três meses na cadeia de Estrela D ?Oeste.

Dentro das Estatais do Setor Elétrico foram criadas as AESIs (Assessorias Especiais de Segurança e Informações), vinculadas à Divisão de Segurança e Informações (DSI) e subordinadas ao Serviço Nacional de Informações (SNI). As AESIS eram responsáveis pela espionagem, repressão, delação, prisões, sequestros e assassinatos de trabalhadores e sindicalistas do setor elétrico, lideranças e atingidos por barragens brasileiros e de outros países, como no caso da AESI de Itaipu.

O DSI do Ministério de Minas e Energia produzia relatórios secretos ainda em 1984 sobre as mobilizações dos atingidos pelas barragens da bacia do Rio Uruguai, espionando a Comissão Regional de Atingidos por Barragens (CRAB), uma das comissões que criaria o MAB em 1991) e a CPT.

A ASI Eltrosul também realizava espionagens, as quais estão disponíveis atualmente no Arquivo Nacional. A de número G0098322 de 18-9-84 analisa um caderno de estudos da CRAB que apresentava as consequências do projeto de construção de 22 barragens na Bacia do Rio Uruguai. Outro dossiê revela a espionagem de uma assembleia realizada após a democratização, em 05 de maio de 1988, no qual os arapongas do setor elétrico se mostram preocupados com a organização dos atingidos que estavam discutindo a mobilização nacional para realizar o I Encontro Nacional de Atingidos por Barragens e “discutir e definir uma filosofia igual para os movimentos de famílias atingidas em todo o Brasil”.

Foto: Douglas Mansur 

Todas as conquistas de direitos decorrentes das lutas de resistência das populações atingidas por barragens ocorreram ao longo dos anos 1980, principalmente a partir da redemocratização do país e do final da ditadura (1985). Os atingidos passam a ter maior liberdade e garantia do direito de organização e manifestação. Como resultado das lutas dos atingidos e do movimento ambientalista, o setor elétrico foi pressionado a incorporar questões sociais e ambientais à agenda desenvolvimentista dos militares. Em 1986, foi conquistada a Resolução 01/86 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) que regulamentou a obrigatoriedade de realização de Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e Relatórios de Impacto Ambiental (Rima) para fins de licenciamento ambiental. Em 1986 e 1987, a Comissão Regional de Atingidos por Barragens assina o Termo de Acordo de Itá e Machadinho, com o Ministro Aureliano Chaves, instituindo o direito à assessoria técnica das populações ameaçadas e o direito ao reassentamento das famílias atingidas pelas duas hidrelétricas.

A declaração do representante da Eletrobrás à imprensa, em 1988, resume o contexto vivido pelos atingidos durante a ditadura militar:

“realmente nossas hidrelétricas foram construídas sem qualquer preocupação com a qualidade de vida da população e com o meio ambiente, gerando dessa forma desastres calamitosos do ponto de vista social e ecológico. Mas tenham uma dose de paciência com o nosso setor: afinal, reconhecemos nossas culpas e estamos dispostos a revisar nossas políticas para tentar resgatar nossa dívida com a sociedade brasileira”. (Jornal da Tarde, 11.5.1988)

Até hoje essa dívida não foi paga, como atesta o levantamento social realizado sobre o passivo existente em relação a Barragem de Sobradinho, construída durante a ditadura, na qual os atingidos e atingidas ainda não foram reparados por suas perdas causadas pela hidrelétrica.

Outro fato que merece destaque é que Itaipu foi moeda de troca para o apoio material e político da ditadura brasileira aos conspiradores chilenos que derrubaram o governo socialista de Salvador Allende. Em troca deste apoio, a ditadura brasileira exigiu que votasse a favor do Brasil ou se abstivesse da votação, na questão apresentada pela Argentina nas Nações Unidas, contra a construção da usina binacional.

Os resquícios da ditadura ainda entulham as lutas e a realidade dos atingidos por barragens. A Lei 7.170/83 (Lei de Segurança Nacional), que considera sabotagem e crime contra a segurança nacional atos contra instalações de usinas e barragens, ainda em vigor, é um resquício dessa época, que foi utilizado contra militantes do MAB que participaram de protestos no Rio Grande do Sul nos anos 2000.

Recentemente (fevereiro de 2019), o governo federal anunciou a decisão do Conselho de Defesa Nacional de enquadrar a obra do linhão de Tucuruí entre Manaus e Boa Vista como “escopo da soberania e da integridade nacional” com graves consequências para os povos indígenas Waimir-Atroari que terão suas terras mais uma vez atingidas por grandes empreendimentos.

A maior parte da política energética nacional (lei 9.478/97), que considera a geração de energia por meio de hidrelétricas um “interesse nacional” de “todos/todas” é outro resquício da ditadura, principalmente pelo fato de instituir um Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) sem qualquer tipo de participação popular. O representante da sociedade civil neste conselho, não precisa representar nenhuma organização popular, mas precisa ser um “especialista em matéria de energia” (Decreto 5.793/2006). Aliás, a Política Energética Nacional nunca foi submetida a processo de participação popular com conferências municipais, estaduais e nacionais, como ocorrem em outras políticas públicas.

A legislação que trata dos direitos dos atingidos ainda é a mesma utilizada na ditadura militar, que reconhece o direito apenas o proprietário e como reparação apenas a indenização em dinheiro: o decreto 3.365 imposto em outra ditadura militar brasileira, a de Vargas em 1941.

Os atingidos e atingidas de todo Brasil estão organizando a resistência ao retorno do setor elétrico brasileiro aos quartéis, como assistimos, agora, em 2019. Depois de 34 anos, o Ministério de Minas e Energia volta a ser comandado pelos militares (na figura do Almirante de Esquadra da Marinha Bento Albuquerque). O último ministro militar havia sido Cesar Cals O. Filho (ministro entre 1979-1985). O governo anunciou que pretende acabar com o sistema de licenciamento ambiental instituído pela resolução 01/1986 do CONAMA, conquista das lutas dos atingidos e ambientalistas no processo de democratização do Brasil.

Os direitos dos atingidos que ainda não foram instituídos em lei sofrem um duro revés com a decisão do governo federal de não receber o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) para negociar as reivindicações das populações por não possuir CNPJ, conforme publicado através de instrução da Ouvidoria Agrária do INCRA.

Mesmo com toda a tragédia ocorrida em Brumadinho (2019), o governo federal decidiu não ingressar com ação judicial contra a Vale, para buscar a reparação dos direitos dos atingidos, como foi feito no caso de Mariana (2015), no qual a ação resultou no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) de 20 bilhões de reais. Mesmo com todas as críticas existentes ao TAC, ao valor do acordo e contra a Renova, não podemos deixar de reconhecer que a ação evidenciou uma postura de defesa dos atingidos pelo governo federal, o que não se viu agora. O governo também não garantiu a participação dos atingidos nas instâncias governamentais que criou para intervir na situação e estudar mudanças na legislação de segurança de barragens.

Contamos com a mobilização e apoio de todos/as parceiros e aliados dos atingidos por barragens para resistir a estes retrocessos e ataques aos direitos dos atingidos, que está materializado no retorno do controle das Minas e Energia brasileira às mãos dos militares.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 17/06/2021 por Coletivo de Comunicação do MAB PA

Com ares de conquista histórica, Assembleia do Pará instala CPI da Vale

Concessão de incentivos fiscais e ausência de segurança em barragens são alguns dos temas de investigação sobre a atuação da mineradora no território paraense

| Publicado 23/04/2020

Política de Direitos para as Populações Atingidas por Barragens

Os atingidos e atingidas de todo o país seguem firmes na luta e atentos as articulações no parlamento e fora dele para garantir a aprovação desse importante projeto para o povo.

| Publicado 22/06/2020 por Leonardo Fernandes / Comunicação MAB

Atingidas na Amazônia denunciam ameaças para relatora da ONU

Mary Lawlor, relatora da Organização das Nações Unidas, ouviu defensoras dos direitos humanos militantes do MAB que estão ameaçadas por grandes empreendimentos na Amazônia