Dilma Ferreira Silva, liderança do MAB, é assassinada em assentamento no Pará

Com outras duas vítimas, crime ocorreu na zona rural do município de Baião; Comissão de Direitos Humanos da Câmara cobra agilidade na apuração Nesta sexta-feira (22), o Movimento dos Atingidos […]

Com outras duas vítimas, crime ocorreu na zona rural do município de Baião; Comissão de Direitos Humanos da Câmara cobra agilidade na apuração

Nesta sexta-feira (22), o Movimento dos Atingidos por Barragens vive um momento de dor e revolta. A integrante da coordenação regional do movimento, em Tucuruí, Dilma Ferreira Silva foi assassinada no Assentamento Salvador Allende, que fica no km 50 da BR-422 conhecida como Transcametá, no município de Baião, no Pará.

Devido à difícil localização da área, as informações ainda são preliminares. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do estado, há também outras duas vítimas assassinadas junto com a liderança do MAB – dois homens, sendo um deles o companheiro de Dilma.

A atuação de Dilma  


A família de Dilma, residente da zona rural, foi atingida pela construção da usina hidrelétrica de Tucuruí, que começou a ser construída ainda no período da ditadura militar, em 1974. Dilma viu sua cidade ser alagada com a abertura das comportas, e vivenciou o descaso total no processo de reparação. Após 30 anos desde o começo da obra, não houve nenhuma compensação aos atingidos.  

Integrante da luta do MAB desde 2005, Dilma atuou na coordenação do movimento. Em 2011, participou de audiência com a então presidenta da República Dilma Rousseff na entrega de um documento que reivindicou uma política nacional de direitos para os atingidos por barragens e atenção especial às mulheres atingidas.

“O que nos dá força é o movimento, é a luta para não deixar que aconteça com os outros”, explicou Dilma, ao ser questionada sobre o motivo que a fez entrar no Movimento dos Atingidos por Barragens em entrevista para o portal Amazônia, na ocasião da luta em Brasília com a realização do Encontro Nacional das Mulheres do MAB em 2011.

No encontro, Dilma Ferreira denunciou as violações dos direitos humanos na construção da barragem de Tucuruí; segundo a militante, a empresa prometeu desenvolvimento para a comunidade, mas o que houve foram inúmeros casos de prostituição, perda de terras, muitos acidentes e doenças – males estes nunca reparados.  

Como consequência de sucessivas violações de direitos, Dilma entrou para a luta. Por ser vítima de remoção e falta de moradia, estava em um assentamento de terra, localizado na zona rural do município de Baião.

Sobre o assentamento

De acordo com a CPT, Comissão Pastoral da Terra, em 2007, aproximadamente 480 famílias ligadas aos movimentos da Vía Campesina ocuparam a Fazenda Piratininga. Em 2011, cerca de 50 famílias da ocupação acamparam na Praça do Mogno, em Tucuruí, para reivindicar o assentamento na área. Nesse mesmo ano, os sem-terra sofreram uma reintegração de posse. Depois da saída das famílias, o INCRA começou a medição dos lotes.

A Polícia Civil do Pará está na região, dando início às investigações do crime que vitimou Dilma. Caso seja confirmada a motivação do crime em decorrência de conflito agrário, será acionada a Deca, Delegacia de Conflitos Agrários.

Comissão de Direitos Humanos da Câmara cobra apuração

Logo após receber a denúncia, o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM), Helder Salomão (PT/ES) solicitou providências ao governador do Pará, Helder Barbalho ao  secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado e para o procurador-geral de Justiça, Gilberto Martins.

No documento, o presidente da CDHM pede agilidade na adoção das medidas cabíveis para apurar o crime e identificar os responsáveis. Solicita também que a CDHM seja informada quais providências foram tomadas.

“A nossa Comissão tem a atribuição de receber, avaliar e investigar as denúncias relativas a qualquer ameaça ou violação de direitos humanos. Além disso, o assassinato de defensores de direitos humanos é uma grave violação dos compromissos internacionais assumidos pelo Brasil na Assembleia Geral das Nações Unidas”, explica do deputado.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro