Sindicatos relacionados aos serviços essenciais lançam Frente Contra Privatizações

Preocupados com o avanço da pauta das privatizações, anunciada tanto pelo governo federal como pelo governo estadual de São Paulo, sindicatos e movimentos populares ligados ao tema organizaram uma frente […]

Preocupados com o avanço da pauta das privatizações, anunciada tanto pelo governo federal como pelo governo estadual de São Paulo, sindicatos e movimentos populares ligados ao tema organizaram uma frente para combater este avanço.


 

Nesta quarta-feira (20), na ALESP – Assembleia Legislativa de São Paulo – foi lançada a Frente Contra Privatizações com o objetivo de reunir informações e promover ações de diálogo com a sociedade e com os governos na perspectiva de manter os serviços essenciais públicos e com mais qualidade para a população.

Em audiência pública, que ocorreu logo após o lançamento da frente, entidades como os sindicatos dos metroviários, eletricitários e trabalhadores do saneamento debateram a medida provisória 868/2018, que facilita o processo de licitação para as empresas privadas em detrimento das públicas. 

De acordo com os sindicatos destes setores, este é o primeiro passo para a privatização total dos serviços essenciais. Uma das medidas previstas na legislação será acabar com o subsídio cruzado, que significa que, por exemplo, quando um município não tem possibilidade de arcar com o financiamento do saneamento outra cidade maior, onde a empresa consegue lucro, pode bancar o serviço.

Como forma de denuncia sobre os efeitos da privatização, o Movimento dos Atingidos por Barragens esteve presente para alertar que “a privatização mata”, tendo em vista as experiências com os rompimentos das barragens em Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais.

A Frente Contra Privatizações dos serviços essenciais do estado de São Paulo continuará reunida e promovendo ações de denúncia sobre o tema. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro