Militante do MAB Pará é assassinada com sua família em Tucuruí

Nesta sexta-feira (22), o Movimento dos Atingidos por Barragens vive um momento de dor e revolta no estado do Pará. A integrante da coordenação regional do movimento em Tucuruí Dilma […]

Nesta sexta-feira (22), o Movimento dos Atingidos por Barragens vive um momento de dor e revolta no estado do Pará. A integrante da coordenação regional do movimento em Tucuruí Dilma Ferreira Silva foi assassinada junto com integrantes de sua família – por enquanto, ainda não há detalhes sobre o número de vítimas ou o motivo do crime.

 

A militante durante o encontro das Mulheres Atingidas por Barragens com a presidenta Dilma, em 2011. Foto: Leandro Silva.

 
Dilma foi atingida pela construção da usina hidrelétrica de Tucuruí, viu sua cidade ser alagada com a abertura das comportas, e vivenciou o descaso total no processo de reparação, passaram 30 anos desde o começo da obra sem nenhuma compensação. 
Em 2011, Dilma participou de audiência com a então presidenta da República Dilma Rousseff na entrega de um documento que reivindicou uma política nacional de direitos para os atingidos por barragens e atenção especial às mulheres atingidas.

“O que nos dá força é o movimento, é a luta para não deixar o que aconteça com os outros”, explica Dilma, ao ser questionada sobre o motivo que a fez entrar no Movimento dos Atingidos por Barragens em entrevista para o portal Amazônia, na ocasião da luta em Brasília com a realização do Encontro Nacional das Mulheres do MAB em 2011.  


Segundo informações preliminares, a militante do Pará teria sido assassinada junto com seu esposo e outros familiares. Para o MAB, o assassinato da nossa Dilma é mais um momento triste para a história dos atingidos por barragens, que hoje celebravam o Dia Internacional da Água. Exigimos das autoridades a apuração rápida deste crime e medidas de segurança para os atingidos por barragens em todo o Brasil. 

Águas para vida, não para morte!

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro