MAB divulga violação de direitos humanos e denuncia crime da Vale na Europa

Para alertar sobre o descaso da empresa com os atingidos, militantes do movimento participaram de eventos no parlamento europeu e estiveram com Michelle Bachelet, alta comissária da ONU  Organizações da […]

Para alertar sobre o descaso da empresa com os atingidos, militantes do movimento participaram de eventos no parlamento europeu e estiveram com Michelle Bachelet, alta comissária da ONU


 Organizações da sociedade civil brasileira se reunem com Michelle Bachelet


A campanha internacional de denúncia do crime da Vale em Brumadinho (MG) continua com outros eventos, além da agenda na 40ª sessão da ONU http://mabnacional.org.br/noticia/em-eventos-na-onu-atingidos-denunciam-consequ-ncias-sociais-e-ambientais-do-crime-da-vale

Na sede da France Amerique Latine (FAL), em Paris, foi firmado um Comitê de Solidariedade aos Atingidos. Os militantes do MAB Letícia Oliveira e Moisés Borges apresentaram aos franceses todo o contexto: desde a situação de descaso da empresa na reparação para os atingidos até os efeitos da privatização do setor.

Na França, foram diversas entrevistas em emissoras de rádio e televisão, além de jornais, sobre a pauta de violação dos direitos humanos e a resistência da luta popular no Brasil.

Em reunião no Europarlamento, em Estrasburgo, o MAB solicitou medidas cabíveis para as empresas europeias acionistas da Vale, como é o caso do Banco Santander, Credi Agricole, BNP, entre outros. Na sede do parlamento europeu, houve uma coletiva de imprensa. Os parlamentares afirmaram estar à disposição do MAB e devem exigir esclarecimentos das empresas.

Mab no Parlamento Europeu.

Também na semana passada, na quinta-feira (14), os atingidos se reuniram com o Observador Permanente da Santa Sé na ONU, em Genebra, na Suíça, Dom Ivan Jurkovi?. Foi solicitada uma audiência com o Papa Francisco para debater os crimes cometidos contra os atingidos pelas empresas multinacionais na América Latina.

 

Reunião com Dom Ivan Jurkovi?.

O dia 14 de março, além de ser um dia internacional de luta contra as barragens, ficou marcado pela data de um ano da morte da vereadora e ativista defensora dos direitos humanos Marielle Franco no Rio de Janeiro. Por conta disso, foram realizadas manifestações por todo o Brasil, e também no exterior. Em Genebra, o MAB participou das atividades que lembraram  o assassinato de Marielle, e também as mortes de Berta Cárceres e Nicinha.

Na sexta-feira (15), a Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos Michelle Bachelet  recebeu uma comissão de organizações da sociedade civil brasileira em que o MAB faz parte. A audiência denunciou as violações de direitos humanos que estão ocorrendo no país.

Reunião do MAB com organizações sociais e professores em Amsterdam.

 

Ainda como parte da divulgação da pauta, os coordenadores do MAB estiveram em Amsterdam, na Holanda, em um debate sobre o crime de Brumadinho com organizações, estudantes e professores de universidades holandesas. Foram debatidas, especialmente, ações de solidariedade, entre outros elementos políticos brasileiros como a importância da campanha “Lula Livre”. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro