MAB busca fortalecer luta de famílias atingidas em Congonhas

Ações públicas conjuntas vêm fortalecendo a unidade da luta pelo direito dos atingidos por barragens de rejeito em Congonhas.   Articulação do MAB com os parlamentares Beatriz Cerqueira e Padre João […]

Ações públicas conjuntas vêm fortalecendo a unidade da luta pelo direito dos atingidos por barragens de rejeito em Congonhas.  

Articulação do MAB com os parlamentares Beatriz Cerqueira e Padre João Carlos trouxe à cidade dois deputados estaduais e dois federais para reunião pública, realizada no dia 11 de fevereiro, contando com mais de 600 participantes.

Os parlamentares assumiram compromisso de requerer CPI da Mineração na Assembleia Legislativa de MG e no Congresso Nacional e vão solicitar Audiência Pública em Congonhas, para buscar solução definitiva para os riscos que as barragens de rejeito representam para a população.  

A preocupação maior é com a barragem Casa de Pedra, da CSN – Companhia Siderúrgica Nacional. E no dia 15 de fevereiro, a Comissão de atingidos do Município se reuniu, em BH, com o Procurador Federal da República para o Direito do Cidadão, Dr. Helder.  Ficou acertado junto aos atingidos que assegure a opção da família sair da área de risco com seus direitos garantidos.

Além da luta unitária, a Comissão vem trabalhando para ampliar o arco de alianças e de apoio à luta. Foram listadas diversas organizações e entidades e uma primeira reunião está sendo marcada para a semana que vem. “A empreitada é muito grande e precisa de um bom time e muita torcida”, disse um membro da Comissão.

Existe uma luta histórica em Congonhas por causa dos graves problemas gerados pelas barragens no Município, que acumulam 94 milhões de metros cúbicos de rejeito. No último período, o crime da Vale em Brumadinho, que ceifou centenas de vidas, deixou a população muito apreensiva. Nesse contexto, o MAB vem acompanhando a situação de perto para ajudar no fortalecimento da luta do povo e na conquista de sua plena segurança.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro