Vale não assume responsabilidade e deixa atingidos mais uma vez sem acordo

Já são quatro reuniões de negociação entre os atingidos e a Vale que terminam EM NADA, com a empresa criminosa não assumindo suas responsabilidades, criando um clima de divisão entre […]

Já são quatro reuniões de negociação entre os atingidos e a Vale que terminam EM NADA, com a empresa criminosa não assumindo suas responsabilidades, criando um clima de divisão entre a população e com proposta de apoio emergencial muito abaixo da necessidade das famílias.

Na reunião realizada ontem, 18, entre o Ministério e Defensoria Públicos Estaduais, a Advocacia Geral do estado, o Movimento dos Atingidos por Barragem e representantes das Comissões de Atingidos de cinco comunidades da Bacia do Paraopeba, Vale mais uma vez nega acordo.

Foi debatida a contra-porposta à minuta de negociação apresentada pela Vale no fim de semana. Atingidos denunciam que na resposta a empresa criminosa não reconhece os territórios abaixo de Salto da Divida como atingidos, não aceita as Assessorias Técnicas e propõe um pagamento muito abaixo da necessidade real das famílias.

“Foi muito ruim a proposta da Vale, ela não reconhece que deve ser afastada doas vítimas, não aceitando o Comitê como interlocutor. Além disso, não quer garantir o direito de sustentar os atingidos até a reparação definitiva, já que eles não terão como trabalhar”, afirma Joceli Andreoli. Ele reforça que a empresa criminosa usa as doações às famílias para fingir dar resposta para a sociedade e dividir atingidos.

O Ministério Público se comprometeu a construir um pedido ao Juiz da 6ª Vara da Fazenda Pública Estadual e Autarquias para uma decisão judicial na Audiência amanhã, ás 14h, no TJMG, já que a Vale não aceita acordo.

O MAB denuncia que a Vale inicia em toda a bacia sua atuação para enfraquecer a organização dos atingidos, dividindo-os, colocando a população contra o Ministério Público e o Movimento dos Atingidos por Barragens.

“A empresa já começou uma atuação direta contra o MAB. Ontem já impediu a presença de militantes em uma reunião e diz aos atingidos que só vai ouvir eles se não tiver o MAB junto. Sabemos a importância da organização, em nosso 30 anos de história de luta no país, e principalmente na Bacia do Rio Doce. Levamos para Brumadinho nada mais que nossa experiência na conquista de direitos dos atingidos”, afirma Joceli.

Nessa quarta, 20, atingidos de toda a bacia do Paraopeba vão até o Juiz da 6ª Vara da Fazenda Pública Estadual e Autarquias para cobrar a decisão judicial.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro