MAB participa de reunião com o Bispo de Juazeiro (BA)
Na Manhã de hoje, quarta feira (14), movimentos sociais e pastorais se reuniram com o Bispo da diocese de Juazeiro-BA, Dom Beto (Carlos Alberto Breis Pereira). A reunião teve como […]
Publicado 14/02/2019
Na Manhã de hoje, quarta feira (14), movimentos sociais e pastorais se reuniram com o Bispo da diocese de Juazeiro-BA, Dom Beto (Carlos Alberto Breis Pereira). A reunião teve como principais objetivos discutir sobre o crime da VALE em Brumadinho-MG e a situação dos atingidos, além de dialogar sobre as preocupações com a contaminação do Rio São Francisco.
Na reunião o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), relatou sua atuação histórica em defesa da população atingida, e as preocupações com situação em Minas Gerais e em toda a Bacia do Rio São Francisco. As organizações apresentaram a proposta de atos de denúncia aos crimes da Vale e de defesa do Velho Chico. O bispo confirmou participação no ato em Juazeiro.
Dom Beto já havia se manifestado por meio de uma carta publica, onde se diz indignado e acusa de crime hediondo os cometidos pela Vale em Mariana e Brumadinho. Na nota, também destaca que a ganancia e o lucro é motivador dos crimes: Compaixão e indignação são sentimentos que perpassam nosso coração de pessoa humana e de Pastor do Povo de Deus. Até que ponto chegamos! A ganância e a avidez pelo lucro enceguecem e desumanizam os responsáveis por esses crimes hediondos e ferem o princípio fundamental do valor incondicional da Vida (princípio ético de qualquer civilização). Vítimas de Mariana ainda esperam, entre dor e cansaço, seus direitos serem respeitados e assegurados.
Na reunião participaram além do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), a CPT (Comissão Pastoral da Terra) a Consulta Popular e a CPP (Comissão Pastoral da Pesca).