MAB participa de protocolo da CPMI de Brumadinho

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) denunciou a Vale no Congresso Nacional e pautou a criação de uma Comissão Parlamentar Mista que investigue o crime.  Na tarde desta quarta-feira […]

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) denunciou a Vale no Congresso Nacional e pautou a criação de uma Comissão Parlamentar Mista que investigue o crime.



 Na tarde desta quarta-feira (13), o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) participou junto com deputados e senadores da bancada mineira no Congresso Nacional do ato de protocolo do requerimento para a instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CMPI) que irá investigar as causas e os desdobramentos do crime da Vale em Brumadinho. 

O documento, apressentado hoje no Senado Federal, tem 235 assinaturas de senadores e deputados federais pedindo que a Comissão de Investigação seja mista. O MAB entende que o formato de comissão mista concentra os esforços de investigação e o foco político contra a dispersão e o desvio de finalidade que pode ocorrer com duas CPIs  simultaneas, uma no Senado e outra na Câmara dos Deputados.

Durante a manhã, no  Plenário da Câmara dos Deputados, aconteceu reunião da Comissão Especial para discutir o assunto com ampla participação de movimentos e parlamentares de todos os partidos. Na oportunidade, Thiago Alves, integrante da coordenação nacional do MAB afirmou: “Queremos que sejam criados instrumentos reais e concretos que permitam evitar que existam novos crimes como este e para isso é muito importante que as duas casas instalem uma CPMI, que  para avalie de forma profunda não só o crime de Brumadinho, mas todo o processo da mineração no Brasil, especialmente, em Minas Gerais”. Para Alves, “é precisso entender a caixa preta da mineração, que é uma caixa preta de morte”.  

 

Thiago Alves, do MAB, hoje no Plenário da Câmara dos Deputados. 

No seu discurso, o militante denunciou a Vale: “Denunciamos de forma muito clara a Vale e esse modelo de mineração, que é um modelo que gera morte. Não estamos aqui fazendo um discurso explosivo, estamos aqui apressentando números, dados objetivos que evidentemente são muito mais do que números: são vidas”. O Movimento tem o acúmulo de experiência e trabalho ao longo de toda a bacia do Rio Doce após o crime da Samarco em 2015 e até hoje acompanha a organização e a luta das famílias atingidas por direitos. Neste sentido, Alves denunciou o papel da empresa: “A Vale se recusa a respeitar qualquer proceso coletivo de negociação não aceitando pautas básicas dos atingidos. Tenta desorganizar as comunidades criando um ambiente de medo, truculência, amedrontamiento  e criminalização contra a organização popular”. 

O MAB espera que a CPMI permita uma investigação profunda das causas e consequências do crime de Brumadinho, bem como que dela surjam  propostas concretas de legislação que endureçam a fiscalização de barragens, assim como a punição de criminosos reincidentes como a Vale.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 12/02/2019

Quanto VALE o São Francisco?