MAB participa de reunião com o Bispo de Juazeiro (BA)

Na Manhã de hoje, quarta feira (14), movimentos sociais e pastorais se reuniram com o Bispo da diocese de Juazeiro-BA, Dom Beto (Carlos Alberto Breis Pereira). A reunião teve como […]

Na Manhã de hoje, quarta feira (14), movimentos sociais e pastorais se reuniram com o Bispo da diocese de Juazeiro-BA, Dom Beto (Carlos Alberto Breis Pereira). A reunião teve como principais objetivos discutir sobre o crime da VALE em Brumadinho-MG e a situação dos atingidos, além de dialogar sobre as preocupações com a contaminação do Rio São Francisco. 

Na reunião o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), relatou sua atuação histórica em defesa da população atingida, e as preocupações com situação em Minas Gerais e em toda a Bacia do Rio São Francisco. As organizações apresentaram a proposta de atos de denúncia aos crimes da Vale e de defesa do “Velho Chico”. O bispo confirmou participação no ato em Juazeiro. 

Dom Beto já havia se manifestado por meio de uma carta publica, onde se diz indignado e acusa de crime hediondo os cometidos pela Vale em Mariana e Brumadinho. Na nota, também destaca que a ganancia e o lucro é motivador dos crimes:  “Compaixão e indignação são sentimentos que perpassam nosso coração de pessoa humana e de Pastor do Povo de Deus. Até que ponto chegamos! A ganância e a avidez pelo lucro enceguecem e desumanizam os responsáveis por esses crimes hediondos e ferem o princípio fundamental do valor incondicional da Vida (princípio ético de qualquer civilização). Vítimas de Mariana ainda esperam, entre dor e cansaço, seus direitos serem respeitados e assegurados”.  

Na reunião participaram além do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), a CPT (Comissão Pastoral da Terra) a Consulta Popular e a CPP (Comissão Pastoral da Pesca).

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 15/02/2019

Vale lucra com o crime