MAB expõe arpilleras das atingidas por Belo Monte

Estreou na noite de ontem a exposição “Arpilleras: atingidas por Belo Monte costurando contra a violência”, no barracão do Reassentamento Jatobá, em Altamira (PA). A exposição, organizada pelo Movimento dos […]

Estreou na noite de ontem a exposição “Arpilleras: atingidas por Belo Monte costurando contra a violência”, no barracão do Reassentamento Jatobá, em Altamira (PA).

A exposição, organizada pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), traz 17 peças confeccionadas pelas mulheres de Altamira, Vitória do Xingu, Senador José Porfírio e Brasil Novo. Nas telas, as mulheres expressam as principais violações de direitos causadas no contexto da construção da hidrelétrica de Belo Monte, como o medo da violência, a falta de políticas públicas, o alto preço da luz, a perda da moradia e do trabalho, entre outros.

As mulheres do MAB vem há alguns anos resgatando  a técnica da arpillería (costura de retalhos sobre juta), desenvolvida pelas mulheres chilenas para denunciarem a ditadura de Augusto Pinochet. “Trazendo para a realidade brasileira, o objetivo é mostrar a contradição da construção de barragens, que promete riqueza e desenvolvimento mas piora a vida do povo, sobretudo das mulheres”, conta Edizângela Barros, da coordenação do MAB no Pará.

Na noite de ontem, também aconteceu a exibição do filme “Arpilleras: atingidas por barragens bordando a resistência”, produzido pelo MAB. O documentário, que já recebeu um prêmio Sesc, conta a história das dores e lutas das mulheres atingidas de norte a sul do Brasil.

A atividade é parte do projeto “Mulheres atingidas por barragens na Amazônia combatendo a violência”, apoiado pelo Fundo Fale Sem Medo.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro