Mulheres bordam violações causadas por Belo Monte

Aconteceu neste fim de semana o 2º Encontro das Mulheres Atingidas por Barragens no Xingu. A atividade reuniu mulheres militantes do MAB em Altamira, algumas já realocadas para o “reassentamento” […]

Aconteceu neste fim de semana o 2º Encontro das Mulheres Atingidas por Barragens no Xingu. A atividade reuniu mulheres militantes do MAB em Altamira, algumas já realocadas para o “reassentamento” urbano e outras que ainda vivem nas áreas alagadiças.

Na atividade, as mulheres discutiram as principais violações de direitos que a construção da hidrelétrica de Belo Monte tem perpetrado contra as mulheres. A perda dos laços comunitários, a prostituição e a violência foram temas bastante discutidos.

“Antes quem cuidava dos meninos quando eu saía era a minha vizinha de frente, agora no reassentamento estamos distante“, relatou uma das participantes.  “A Norte Energia colocou a mulher bem de frente à casa do homem que matou o filho dela [no reassentamento]. Um dia ela saiu pra escovar o dente e deu de cara com assassino do filho”, relatou outra.

No momento, uma das principais preocupações das mulheres é a garantia do direito à moradia, pois a Norte Energia, dona de Belo Monte, está negando o direito ao reassentamento para inúmeras famílias. “O maior problema aqui é o direito a uma moradia digna”, afirmou a pescadora Raimunda. “A Norte Energia já afirmou que pretende retirar todas as famílias até março de 2015, porém ‘todas’ para a empresa não é a mesma coisa que ‘todas’ para nós. Muita gente corre o risco de perder tudo”, afirmou Edizângela, militante do MAB.

As atingidas retrataram as violações de direitos das mulheres na construção de barragens através de uma técnica de bordado chamada arpillera. A técnica é oriunda do Chile e lá as mulheres a utilizaram para retratar cenas da repressão durante a ditadura, além de fomentar a resistência. “A arpillera é um instrumento de denúncia, luta e resistência. Estamos resgatando esse sentido no trabalho de organização das mulheres atingidas”, afirmou Cleidiane, militante do MAB.

Além do Xingu, as atingidas por barragens organizadas no MAB estão realizando encontros e construindo arpilleras em todas as regiões do Brasil.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro