Ameaçadas pela barragem de Berizal (MG) fortalecem organização

No último dia 11, mulheres ameaçadas pela Barragem de Berizal, no norte de Minas Gerais, participaram de encontro no município de Indaiabira. A atividade é um projeto que esta sendo […]

No último dia 11, mulheres ameaçadas pela Barragem de Berizal, no norte de Minas Gerais, participaram de encontro no município de Indaiabira. A atividade é um projeto que esta sendo desenvolvido em todo o Brasil para reproduzir as experiências das mulheres ameaçadas e atingidas por barragens, retratando, principalmente, o processo de violações dos direitos causados nas construções de barragens.

Com o objetivo de organizar as mulheres e denunciar as violações cometidas com a construção das barragens, as mulheres construíram a arpillera, técnica de bordado que tem sua origem no Chile, onde as mulheres a utilizaram no processo de resistência à ditadura para retratarem as opressões naquela época. Sendo assim, a arpillera deixa de ser um simples bordado para ser uma ferramenta política de denúncia. Com essa perspectiva, as mulheres do MAB em todo o Brasil estão resgatando a técnica.

Segundo Maria Aparecida, militante do MAB, “a apillera, além de ser uma formação políltica, é uma maneira de denunciar os abusos de direitos e demonstrar os nossos sentimentos e as nossas histórias através da arte têxtil”. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro