II Encontro das Mulheres Atingidas por Barragens da Região Oeste da Bahia

Uma das atividades do encontro foi a confecção das Arpilleras, onde as atingidas com retalhos, agulhas e linhas denunciam violações dos direitos humanos cometidas contra as mulheres.  Foi realizado nos […]

Uma das atividades do encontro foi a confecção das Arpilleras, onde as atingidas com retalhos, agulhas e linhas denunciam violações dos direitos humanos cometidas contra as mulheres. 

Foi realizado nos dias 22 e 23 de novembro de 2014 o segundo encontro das mulheres atingidas por barragens do Oeste-BA, na cidade de Coribe-BA.  A atividade contou com a participação de 38 mulheres ribeirinhas dos Rios Carinhanha e Corrente, ambos afluentes do Rio São Francisco. Durante os dois dias as atingidas debateram sobre as violações dos direitos humanos das mulheres, aprofundando nas questões relacionadas à violência, trabalho e renda, prostituição, entre outros aspectos da vida das mulheres, discutindo os problemas que se agravam com as construções de barragens.

As mulheres participantes são ameaçadas por diversos projetos de barragens entre Usinas e PCHs, os debates feitos foram a partir de suas vivências na condição de ameaçadas e com base no acúmulo histórico do MAB com a luta e organização dos atingidos na denúncia das violações dos direitos humanos.

Foram construídas a partir dos debates, as Arpilleiras, onde as atingidas com retalhos, agulhas e linhas denunciam as violações de diversos direitos humanos, principalmente direito das mulheres atingidas. De acordo a atingida Marly Lessa, militante da região, a atividade serviu para debater as questões que afetam a vida dos atingidos, sobretudo fortalecer a organização das mulheres e fortalecer a resistência às barragens na região que já acumulam mais de vinte anos de luta. Ressaltou também a importância de construir as arpilleiras como mais uma forma de fazemos a denuncia das violações dos direitos das pessoas atingidas.

As mulheres se mostraram bastante animadas com a atividade, saíram com o compromisso de fortalecer a organização dos atingidos e construírem mais arpilleiras em suas respectivas comunidades, socializando assim os debates e a arte de construção das arpilleiras como forma de denúncia e resistência.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro