“É junto dos bão que a gente fica mió”

É o que já dizia o escritor brasileiro, Guimarães Rosa, e o MAB concorda com essa máxima quando se soma à Fiocruz para a execução de projetos na área de […]

É o que já dizia o escritor brasileiro, Guimarães Rosa, e o MAB concorda com essa máxima quando se soma à Fiocruz para a execução de projetos na área de educação ambiental e saúde da mulher, na área atingida por barragem do Vale do Guapiaçu, em Cachoeiras de Macacu, Rio de Janeiro.

O seminário de lançamento dos projetos aconteceu ontem, 14, em Cachoeiras, mas as iniciativas com cursos de formação de jovens, mulheres, agentes de saúde e educadores infantis segue até o final do próximo ano, a fim de melhorar as condições de vida e de saúde da população atingida.

O Cawell, local onde aconteceu o seminário, foi tomado por convidados, representantes da Rede de Médicos Populares, da Universidade Federal Fluminense e da prefeitura municipal. A equipe da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fiocruz e os atingidos do Vale do Guapiaçu também estiveram em peso.

Durante as duas horas de seminário, depois das boas vindas do secretário de governo do município, senhor Rui Dias, Grasiele Nespoli e Alexandre Pessoa, representando os dois laboratórios da Fiocruz, o Laborat e o Lavsa, respectivamente, apresentaram as intenções de cada um dos projetos, que serão executados pelo MAB e pelos laboratórios, com apoio da prefeitura municipal de Cachoeiras de Macacu.

Já a diretora da Escola Politécnica, Anakeila de Barros Stauffer, fez referência à construção de parcerias da Fundação com movimentos sociais e o quanto essas iniciativas trazem melhorias para as condições de saúde das pessoas envolvidas. Por fim, Silas Borges, representando o MAB falou das lutas do movimento na região e que a parceria que se constrói com a Fiocruz é mais uma conquista dos atingidos, que organizados no Movimento, são reconhecidos e merecedores de direitos, entre eles o direito à saúde.   

“Certamente essa parceria entre MAB e Fiocruz já nasce vitoriosa. Serão desenvolvidas iniciativas que envolverão jovens, crianças, mulheres, profissionais de saúde, escolas e postos de forma direta e todas as pessoas das comunidades de forma indireta. Avança a possibilidade de alcançarmos conquistas que jamais tivemos, mesmo vivendo a pouco mais de 100 km de uma das mais importantes cidades do país. E isso se deve à nossa união e organização no MAB e ao sim que a Fiocruz nos disse”, falou o atingido.

No dia de hoje a equipe da Fiocruz e militantes do Movimento seguiram em reuniões  para ir dando os passos ainda necessários para o início das atividades.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro