Atingidos por Belo Monte começam a receber aluguel social

As famílias da área alagada do bairro Independente 1, que ocuparam por 23 dias a sede do Ibama em Altamira (PA), começaram a receber o aluguel social pago pela Norte […]

As famílias da área alagada do bairro Independente 1, que ocuparam por 23 dias a sede do Ibama em Altamira (PA), começaram a receber o aluguel social pago pela Norte Energia nessa semana. Esse aluguel foi uma conquista da luta do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), que organiza a comunidade.

 O recebimento do aluguel social fez parte do acordo para que o Movimento desocupasse a sede do órgão. As famílias que foram para o aluguel social estavam com as casas desabando na área de risco da chamada “lagoa” do bairro Independente 1. Elas deverão receber o benefício por dois meses. Essa solução é provisória, enquanto não se encerram as tratativas entre Norte Energia e prefeitura de Altamira para dar início à retirada definitiva das famílias da lagoa, que deverão receber indenização ou reassentamento.

Os moradores da lagoa do Independente 1 foram reconhecidos como atingidos por Belo Monte em março deste ano, mas até o momento, a Norte Energia não começou a remoção definitiva das famílias. Esse atraso motivou a ocupação do Ibama em Altamira.

Veja a seguir reportagem feita pela TV local em Altamira sobre o caso:

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro