Ocupação do Ibama em Altamira (PA) chega ao terceiro dia

Os atingidos por Belo Monte da “lagoa” do Independente 1 estão acampados na sede do Ibama em Altamira desde a manhã de segunda-feira (9 de julho). Eles cobram que o […]

Os atingidos por Belo Monte da “lagoa” do Independente 1 estão acampados na sede do Ibama em Altamira desde a manhã de segunda-feira (9 de julho).

Eles cobram que o órgão exija da Norte Energia o início imediato dos trabalhos de realocação das famílias.

Na tarde de ontem (10), após muita insistência, o chefe do Ibama, Roberto Abreu, saiu de dentro do escritório para ouvir a reivindicação dos atingidos. Os manifestantes aguardam resposta da presidência do órgão e da Norte Energia,  que até agora se recusa a dialogar com os atingidos.

“Não podemos mais aguentar essa demora. Para nós é melhor ficar aqui no Ibama respirando um ar puro do que lá em cima do lixo. As crianças já estão ficando doentes”, afirma Carliane, uma das atingidas.
Algumas famílias chegaram a levar camas, cadeiras, fogões e pertences pessoais para o local, sinalizando que estão dispostas a permanecer no local até obterem uma resposta.

Entenda o caso

Os moradores estão lutando há 3 anos com o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) pelo reconhecimento como atingidos pela hidrelétrica de Belo Monte. Eles  foram reconhecidos como atingidos pelo Ibama em março, mas até o momento ainda estão vivendo em área permanentemente alagada e poluída.

O Ibama reconheceu a responsabilidade da concessionária da barragem sobre o caso e ordenou a remoção e o reassentamento ou indenização das famílias. De acordo com o orgão, elas foram levadas a ocupar o local, impróprio para moradia, devido ao aumento no custo de vida na cidade impulsionado pela construção da hidrelétrica.

Também ontem, os coordenadores do Movimento se reuniram com o prefeito de Altamira, Domingos Juvenil. A princípio, o Ibama havia recomendado que a Norte Energia fizesse a remoção das famílias e a prefeitura demolisse as casas e restaurasse a área da lagoa, transformando-a em um parque. Após a reunião, a prefeitura divulgou a seguinte nota:

“A Prefeitura de Altamira esclarece que no mês de junho, em Brasília, aconteceu uma reunião com representantes da Presidência da Republica, Norte Energia, IBAMA e PMA, onde ficou sacramentado que a responsabilidade de retirar as pessoas do local é da Norte Energia. E deve retirar, realocar ou indenizar as cercas de 720 famílias da aérea da lagoa”

O cadastro socioeconômico inicial da Norte Energia apontou 968 famílias no local, no entanto, relatório mais recente da concessionária afirma que são cerca de 578 famílias a serem removidas, a maioria vivendo em casas de palafita, mas também algumas morando sobre área aterrada ao redor da “lagoa”.

Esta é a segunda vez em menos de um mês que a comunidade ocupa o órgão em busca de seus direitos.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro