Demora na realocação leva atingidos por Belo Monte a ocupar Ibama novamente em Altamira

Os moradores da área alagadiça do bairro Independente 1 em Altamira (PA) voltaram a ocupar o a sede local do Ibama na manhã desta segunda-feira (9 de julho). Eles cobram […]

Os moradores da área alagadiça do bairro Independente 1 em Altamira (PA) voltaram a ocupar o a sede local do Ibama na manhã desta segunda-feira (9 de julho). Eles cobram que o órgão exiga da Norte Energia o início imediato dos trabalhos de realocação das famílias.

Os moradores estão lutando há 3 anos com o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) pelo reconhecimento como atingidos pela hidrelétrica de Belo Monte. Eles  foram reconhecidos como atingidos pelo Ibama em março, mas até o momento ainda estão vivendo em área permanentemente alagada e poluída.

O Ibama reconheceu a responsabilidade da concessionária da barragem sobre o caso e ordenou a remoção e o reassentamento ou indenização das famílias. De acordo com o orgão, elas foram levadas a ocupar o local, impróprio para moradia, devido ao aumento no custo de vida na cidade impulsionado pela construção da hidrelétrica.

O cadastro socioeconômico inicial da Norte Energia apontou 968 famílias no local, no entanto, relatório mais recente da concessionária afirma que são cerca de 578 famílias a serem removidas, a maioria vivendo em casas de palafita, mas também algumas morando sobre área aterrada ao redor da “lagoa”.

Esta é a segunda vez em menos de um mês que a comunidade ocupa o órgão em busca de seus direitos. “Já perdemos as contas de quantos manifestos já precisamos fazer para conseguir ser ouvidos. Infelizmente, é o único meio que os atingidos tem”, afirma Fábio Magalhães, morador da comunidade e militante do MAB.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro