Brigada de AgitProp volta às ruas de Belém para debater preço da luz e do gás
Após levar o debate sobre a defesa da liberdade de Lula para as ruas de Belém (PA), a brigada de AgitProp Lula Livre entrou em uma nova fase de atividades […]
Publicado 06/06/2018
Após levar o debate sobre a defesa da liberdade de Lula para as ruas de Belém (PA), a brigada de AgitProp Lula Livre entrou em uma nova fase de atividades a partir dessa semana. O tema em foco é o preço da luz e do gás, denunciando as tentativas de privatização da Petrobrás e Eletrobrás, bem como a prisão política do presidente Lula.
Hoje, dia 06 de junho, durante a manhã, a Brigada conversou com os feirantes e comerciantes no mercado Santa Luzia e com a população nas paradas de ônibus na região da Doca. Ontem, a Brigada percorreu as ruas do bairro Terra Firme distribuindo panfletos e dialogando com a população. E no final da noite, os militantes conversaram com os alunos no Cursinho Popular do bairro sobre a importância da organização e luta da juventude pela defesa das empresas públicas, por água e energia com soberania, distribuição da riqueza e controle popular na Amazônia. Foram ressaltadas as conquistas da juventude com o governo Lula e a importância da Petrobras e do Pré-Sal para a educação.
O central é denunciar esse modelo energético que dá muito lucro para as empresas donas dos negócios da energia elétrica e petróleo no mundo e penaliza a população com altas tarifas. Quem paga a conta é o povo trabalhador, em especial as mulheres, que sentem o alto custo desses serviços essenciais, afirma Luciele Viana, coordenadora da Brigada e militante do MAB.
A brigada foi formada a partir de iniciativa da Frente Brasil Popular e atualmente é composta por militantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e do Movimento Camponês Popular (MCP). Iniciou suas atividades logo após a prisão de Lula e já percorreu os bairros Marambaia, Guamá, Terra Firme, Pedreira, Marco, Comércio, Castanheira e São Brás.