Em MG, MAB participa de visita a PCH onde será instalado usina solar
Entre os dias 15 e 16 de maio militantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e da Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social- AEDAS estiveram presentes na visita […]
Publicado 18/05/2018
Entre os dias 15 e 16 de maio militantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e da Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social- AEDAS estiveram presentes na visita técnica da primeira etapa do processo de elaboração do projeto básico e das especificações técnicas da usina solar flutuante que será instalada no espelho dágua do reservatório da PCH Santa Marta, localizada no município de Grão Mongol/MG.
Com a visita foi possível verificar as atuais condições da UHE (acesso, barramento, pontos de conexão, subestação, reservatório, entre outros), obtendo-se informações fundamentais para subsidiar a análise de viabilidade técnica-econômica para formular a concepção do projeto da usina solar.
Para a elaboração do projeto, a AEDAS, após processo de seleção, celebrou contrato com a empresa FOTOVOLTEC PROJETOS E CONSULTORIA DE ENERGIA FOTO VOLTAICA LTDA.
Os atingidos acompanharam os representantes das empresas EFFICIENTIA S.A., AXXIOM e FOTOVOLTEC, além de gestores, assistentes e técnicos da CEMIG. O grupo de estudos do Observatório do Semiárido Mineiro da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri-UFVJM, também estiveram presentes na apresentação técnica.
Cármen Dolores e Juvenal Rodrigues, militantes do MAB que moram no Vale das Cancelas, distrito do município de Grão Mogol, acompanharam as atividades. A luta pela construção de um modelo energético popular, em que o povo possa participar e ser beneficiado é uma bandeira histórica do movimento. Este projeto é uma esperança, um embrião que cultivaremos com carinho para demonstrar que é possível produzir e distribuir energia sobre controle popular com objetivo de garantir o desenvolvimento de nossa região destacou Carmen.
Saiba mais:
http://mabnacional.org.br/noticia/em-mg-atingidos-tem-conquista-hist-rica