Em MG, MAB participa de visita a PCH onde será instalado usina solar

Entre os dias 15 e 16 de maio militantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e da Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social- AEDAS estiveram presentes na visita […]

Entre os dias 15 e 16 de maio militantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e da Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social- AEDAS estiveram presentes na visita técnica da primeira etapa do processo de elaboração do projeto básico e das especificações técnicas da usina solar flutuante que será instalada no espelho d’água do reservatório da PCH Santa Marta, localizada no município de Grão Mongol/MG.

Com a visita foi possível verificar as atuais condições da UHE (acesso, barramento, pontos de conexão, subestação, reservatório, entre outros), obtendo-se informações fundamentais para subsidiar a análise de viabilidade técnica-econômica para formular a concepção do projeto da usina solar.

Para a elaboração do projeto, a AEDAS, após processo de seleção, celebrou contrato com a empresa FOTOVOLTEC PROJETOS E CONSULTORIA DE ENERGIA FOTO VOLTAICA LTDA.

Os atingidos acompanharam os representantes das empresas EFFICIENTIA S.A., AXXIOM e FOTOVOLTEC, além de gestores, assistentes e técnicos da CEMIG. O grupo de estudos do Observatório do Semiárido Mineiro da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri-UFVJM, também estiveram presentes na apresentação técnica. 

Cármen Dolores e Juvenal Rodrigues, militantes do MAB que moram no Vale das Cancelas, distrito do município de Grão Mogol, acompanharam as atividades. “A luta pela construção de um modelo energético popular, em que o povo possa participar e ser beneficiado é uma bandeira histórica do movimento. Este projeto é uma esperança, um embrião que cultivaremos com carinho para demonstrar que é possível produzir e distribuir energia sobre controle popular com objetivo de garantir o desenvolvimento de nossa região” destacou Carmen.

Saiba mais:

http://mabnacional.org.br/noticia/em-mg-atingidos-tem-conquista-hist-rica

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro