Carta do Oeste do Pará em defesa da liberdade do Padre Amaro

Companheiro Padre Amaro, Nós aqui reunidos no 1º Encontro Estadual do Movimento dos Atingidos por Barragens e presentes no Congresso do Povo do Oeste do Pará, articulados em conjunto com […]

Companheiro Padre Amaro,

Nós aqui reunidos no 1º Encontro Estadual do Movimento dos Atingidos por Barragens e presentes no Congresso do Povo do Oeste do Pará, articulados em conjunto com as organizações da Frente Brasil Popular, reunidos de 10 a 12 de maio de 2018 na cidade de Altamira – PA, somos mais de 500 militantes de diversas organizações, atingidos e atingidas por barragens de várias regiões do Estado do Pará, representando os municípios de Altamira, Brasil Novo, Senador José Porfirio (Souzel), Vitória do Xingu, Itaituba, Santarém, Marabá, Tucuruí, Salinas, Anapú, Trairão, Belém e Ananindeua, dentre outros. Somos trabalhadores e Trabalhadoras, integrantes de partidos políticos, sindicatos, centrais sindicais, entidades estudantis, organizações de jovens e de mulheres, pastorais sociais, movimentos populares do campo e da cidade. Nós Somos a Frente Brasil Popular!

Estivemos refletindo a luta pela soberania energética e popular na Amazônia, e as políticas públicas do estado, refirmamos a estratégia do movimento e nossos desafios políticos pela soberania do nosso Povo, fortalecendo a luta social na região Norte.

Diante da situação sociopolítica agravante do país, e com o aprofundamentos da difamação, perseguição e criminalização de lideranças e movimentos sociais, queremos aqui reforçar o apoio em solidariedade a você companheiro Pe. José Amaro Lopes de Sousa, que desde o dia 27 de março, teve sua liberdade aprisionada e cerceada pela decretação de uma prisão motivada por acusações de Crimes que precisam ser elucidados pela justiça. 

Pe. Amaro, somos sabedores de sua luta pela vida e por justiça. Você que é natural do estado do Maranhão, exerce o sacerdócio desde 1998 em Anapu, como coordenador da CPT, deu continuidade à luta iniciada pela Ir. Dorothy, assassinada no dia 12 de fevereiro de 2005. Defensor da vida, da terra e dos pequenos, tem lutado pela garantia da vida e dignidade do povo de Anapu, cumprindo a sua missão profética, junto ao povo de Deus lhe confiado, levando a boa notícia aos pobres e uma igreja em saída.

Por isso, nós repudiamos as acusações infundadas a você que vinha há anos sendo alvos de difamação nessa sociedade que mata, expropria e criminaliza aqueles que dão a vida pela irmã e pelo irmão. Pe. Amaro, você esteve presente esses dias conosco no meio de nós, presença viva na mística e em nossas lutas. Afirmamos que tua prisão injusta e sem fundamentos só afirma a perseguição aos movimentos populares da região da Transamazônica e Xingu. Sabemos de sua fidelidade a luta dos pobres e oprimidos nessa região e dizemos:

Avante Amaro!

Amaro Livre!

Altamira, 12 de maio de 2018

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro