Carta do Oeste do Pará ao Presidente Lula

Caro Companheiro Lula, Nós aqui reunidos no 1º Encontro Estadual do MAB no Pará e posteriormente no Congresso do Povo Brasileiro – Região Oeste do Pará, somos mais de 500 […]

Caro Companheiro Lula,

Nós aqui reunidos no 1º Encontro Estadual do MAB no Pará e posteriormente no Congresso do Povo Brasileiro – Região Oeste do Pará, somos mais de 500 militantes de diversas organizações, atingidos e atingidas por barragens de várias regiões do estado, representando os municípios de Altamira, Brasil Novo, Senador José Porfirio (Souzel), Vitória do Xingu, Itaituba, Santarém, Marabá, Tucuruí, Salinas, Anapú, Trairão, Belém e Ananindeua, dentre outros. Somos trabalhadores e trabalhadoras, integrantes de partidos políticos, sindicatos, centrais sindicais, entidades estudantis, organizações de jovens e de mulheres, pastorais sociais, movimentos populares do campo e da cidade. Nós somos a Frente Brasil Popular!

Este momento representa não apenas a celebração de nossas organizações e da unidade que construímos, o resgate das nossas lutas ou a afirmação de um projeto popular para o Brasil e para a Amazônia; ele representa a manifestação coletiva de nossos sonhos, sonhos esses que são também os seus sonhos, companheiro, pois compreendemos que as nossas vozes também são as suas, nossas pernas e nossos braços também são seus e, portanto, todos e todas nós também somos você. Somos todos Lula!

A sua prisão, companheiro, é a tentativa de aprisionar os nossos sonhos, mas um sonho que se sonha junto já é realidade. E a realidade de hoje é inegável, porque ela é concreta e representa a contradição das classes: é a realidade da luta! Nós precisamos dizer: estamos em estado permanente de luta, entrincheirados sob as bandeiras de nossas organizações, em vigília constante na defesa de sua liberdade e à todo momento nas ruas com nossas Brigadas de Agitação e Propaganda que denunciam o caráter político da sua prisão.

Querido companheiro, o Congresso do Povo Brasileiro é a concretização dos nossos sonhos de um país soberano, democrático, com direitos e emprego para o povo, com políticas para a juventude, para as mulheres, para a negritude e os povos tradicionais. Ele também é a mística de ouvir o povo e reafirmar os nossos valores: o companheirismo, a solidariedade, o trabalho coletivo e o comprometimento irrestrito com a transformação da sociedade para a revolução brasileira e construção do socialismo.

Por fim, estaremos atentos e atentas, de prontidão para o momento da investida contra os saqueadores da nação, contra os golpistas e nossos inimigos de classe. Lembraremos, em nossas canções, do nome de Marisa Letícia e eternizaremos, na história do Brasil, em nossos corpos e palavras de ordem, o nome do presidente que mais fez pelos pobres e, ao mesmo tempo, vem sofrendo as maiores injustiças: Luís Inácio Lula da Silva!

Altamira, Pará, 12 de maio de 2018

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro