MAB realiza Primeiro Encontro Estadual no Pará

Encontro acontece em Altamira, região atingida pela hidrelétrica de Belo Monte. Os atingidos por barragens vão pautar a necessidade da criação de uma política estadual de direitos É com muita […]

Encontro acontece em Altamira, região atingida pela hidrelétrica de Belo Monte. Os atingidos por barragens vão pautar a necessidade da criação de uma política estadual de direitos

É com muita disposição que o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) anuncia a realização do 1º Encontro Estadual do Movimento no Pará. A atividade acontecerá entre 10 e 12 de maio no Centro de Convenções II, em Altamira (PA). A meta é reunir 500 pessoas.

Os objetivos do Encontro são: fortalecer a identidade de atingidos por barragens e trocar experiências de lutas de resistência e conquistas; pautar a necessidade de uma Política Estadual de Direitos dos Atingidos por Barragens no Pará; contribuir para a elaboração do Projeto Energético Popular com um olhar da Amazônia; fortalecer a organização para se somar à luta geral em defesa da vida, dos direitos humanos e da construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Marcha durante o Encontro Nacional do MAB em outubro de 2017 no Rio de Janeiro (FOTO: Joka Madruga)

“Os atingidos de nosso estado tiveram uma importante participação no Encontro Nacional do MAB, realizado no Rio de Janeiro em outubro de 2017. Estivemos presentes com uma delegação de quase 400 pessoas de quatro regiões do Pará. Agora é hora de trazer os aprendizados daquele processo para a nossa realidade, fortalecendo a organicidade do Movimento na região norte”, afirma Jackson Dias, da coordenação estadual do MAB no Pará.

O Encontro se realiza em Altamira (PA), local que carrega a simbologia da luta contra as hidrelétricas na Amazônia. A cidade sediou o encontro histórico de 1989, no qual Tuíra Kayapó encostou seu terçado no rosto do engenheiro da Eletronorte José Muniz Lopes em protesto contra a hidrelétrica de Kararaô. Hoje, o barramento do Rio Xingu é uma realidade com Belo Monte e seu legado foi transformar Altamira no município mais violento do Brasil. Apesar de todo sofrimento, os atingidos seguem firmes e fortes lutando por seus direitos e pela distribuição justa da riqueza produzida por essa hidrelétrica.

O Encontro também pretende reunir as comunidades ameaçadas pela construção das hidrelétricas do Rio Tapajós e de Marabá, atingidos pelas hidrelétricas de Tucurui e Curuá-Una, além de trabalhadores urbanos da região metropolitana de Belém, atingidos pelo modelo energético, entre outros. O Encontro também é aberto à participação de aliados de outras organizações da classe trabalhadora.

No sábado, último dia do Encontro, será realizado o Congresso do Povo – Regional Oeste do Pará, em conjunto com as demais organizações que compõem a Frente Brasil Popular. A meta é reunir 900 pessoas.

Rio Tapajós em Itaituba (PA). Região é vista como a nova fronteira  para os grandes projetos do capital para a Amazônia

“Em uma conjuntura de profundos retrocessos políticos e ataques aos direitos humanos, se faz necessário recuperar o ânimo para a luta e a mística da organização popular. Que todos e todas se sintam à vontade para se somarem à construção desse processo!”, convoca Jackson.

SAIBA MAIS:

  • Quem queremos reunir no Encontro?

Queremos envolver todos e todas que participam do MAB nos grupos de base nas comunidades e na coordenação, em especial as mulheres, crianças e jovens, além de companheiros e companheiras de movimentos sociais, sindicatos, partidos políticos, igrejas, universidades, entre outros.

  • Como faço para participar?

Se você mora em alguma comunidade onde há grupos de base do MAB, procure a coordenação para colocar seu nome na lista. Se você pretende fazer a inscrição individualmente, mande um e-mail para [email protected]. Durante o Encontro, não se esqueça de se inserir em uma das equipes de trabalho: cozinha, limpeza, infraestrutura, direitos humanos, mística e animação, agitação e propaganda, ciranda, saúde ou comunicação.

  • Como posso apoiar a realização do Encontro?

 O Encontro Estadual do MAB é construído coletivamente por todos aqueles que de forma solidária dedicam parte do seu tempo e recursos em sua realização. Precisamos muito de apoio financeiro para custear a vinda das delegações de todas as regiões e infraestrutura. Em especial, pedimos a doação de alimentos para nossa cozinha coletiva. Se você ou sua organização puder ajudar, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou no telefone (93) 99140-2601.

Nosso contato para a imprensa é [email protected] ou (93) 99223-4531.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro