Ato reúne movimentos contra o desmonte da Petrobrás no RJ

Hoje é dia de mobilização para barrar o avanço da privatização que está desmontando a Petrobrás. A Federação única dos Petroleiros (FUP), movimentos populares e sindicais das frentes Brasil Popular […]

Hoje é dia de mobilização para barrar o avanço da privatização que está desmontando a Petrobrás. A Federação única dos Petroleiros (FUP), movimentos populares e sindicais das frentes Brasil Popular e Povo sem medo estão realizando um ato público no Rio de Janeiro (RJ), na frente da sede da estatal.

Em matéria publicada no site da FUP, a organização denuncia que “Em menos de dois anos, os golpistas já entregaram mais de 30 ativos estratégicos da petroleira e avançam agora contra as refinarias, terminais e oleodutos. Para acelerar a privataria, o governo Temer indicou para o Conselho de Administração da Petrobras ex-executivos de multinacionais que concorrem com a empresa. A nomeação deverá ser consolidada na Assembleia dos Acionistas, que acontece nesta quinta-feira, 26, na sede da estatal, no Rio de Janeiro”.

O coordenador da FUP, José Maria Rangel disse:  “A sociedade brasileira tem que saber de mais essa manobra do governo entreguista de Michel Temer e de seu capataz Pedro Parente”.

Já Alexânia Rossato, do Movimento dos Atingidos por Barragens, afirmou:  “Os Atingidos por barragens nos sumamos a essa luta dos petroleiros, que é também uma luta de todo o povo brasileiro, contra a entrega da Petrobrás ao capital internacional. Estamos aqui para dizer que não aceitamos um diretor da Shell comandando e dirigindo a nossa empresa. Uma empresa construída pela força do povo brasileiro, e os atingidos por barragens estamos juntos com os trabalhadores para dizer que não concordamos com essa nefasta situação”.

A privataria de Pedro Parente a serviço do golpe avançará ainda mais com a presença de ex-executivos de multinacionais no Conselho de Administração da empresa, onde são tomadas decisões estratégicas para a companhia e o país, com consequências diretas para a população. É o caso, por exemplo, da política de preços de derivados, que tanto tem afetado os consumidores, com aumentos seguidos da gasolina, do diesel e do gás de cozinha.

Privatização é mais exploração do povo trabalhador. Agua e energia não são mercadorias!

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro