Atingidas por barragens do Pará denunciam violência dos grandes projetos

As mulheres atingidas por barragens no Pará estiveram em luta neste dia 8 de março para denunciar os projetos de destruição para a Amazônia e exigir direitos Em Altamira (PA), […]

As mulheres atingidas por barragens no Pará estiveram em luta neste dia 8 de março para denunciar os projetos de destruição para a Amazônia e exigir direitos

Em Altamira (PA), as mulheres atingidas por Belo Monte fizeram um marcha pela cidade para denunciar o aumento da violência contra mulheres e jovens com a construção da barragem. Por culpa da hidrelétrica, Altamira se transformou no município mais violento do Brasil, segundo estudo do Ipea. 

Após a caminhada, as atingidas organizadas pelo MAB ocuparam o auditório do Palace Hotel, onde a Norte Energia (concessionária de Belo Monte) realizava uma reunião a portas fechadas para tratar sobre as pendências nos reassentamentos urbanos coletivos.

Nesses reassentamentos, sob responsabilidade da Norte Energia, falta água, iluminação pública, transporte de qualidade e são os bairros onde há o maior índice de violência contra as mulheres na cidade. O MAB denunciou essa situação e cobrou ações da empresa para enfrentar esse problema.

Hydro Alunorte criminosa!

Em Belém, as mulheres do MAB, MST e Levante Popular da Juventude fizeram uma ação para denunciar o crime ambiental e social da mineradora Hydro Alunorte, responsável pela contaminação da água em Barcarena (PA). As mulheres e jovens dos movimentos tingiram de lama a fachada do escritório da empresa. 

Além disso, as integrantes do MAB se somaram às 2 mil mulheres de diversas organizações que fizeram uma grande marcha pelas ruas da capital paraense para denunciar a retirada de direitos e as ameaças à soberania com o governo golpista de Michel Temer (PMDB).

O MAB também abriu a Sessão Especial da Assembleia Legislativa do Estado do Pará para debater a violência contra a mulher ontem (7) em Belém. O evento foi construído a partir da demanda das diversas organizações sociais de mulheres do campo e cidade. Em pauta, a urgência de implementação efetiva de políticas públicas para o enfrentamento da violência contra a mulher no Estado.

Pelo direito à terra

Em Belém, também se fizeram presentes mulheres do MAB de Marabá (PA). Elas fizeram um protesto no Iterpa ontem para exigir que o órgão se posicione com relação às famílias da ocupação de terra Landi. A comunidade Landi é uma área de ocupação que fica às margens do rio Tocantins, localizada onde está previsto ser o canteiro de obras da hidrelétrica de Marabá.

O MAB organiza as famílias da aérea há mais de seis anos. Foi ocupada em 2003 e desde então recebeu sete reintegrações de posse com base em um documento falso. A área pertence ao Iterpa, que tem se omitido todos este anos. 

Contra os projetos do capital para o Tapajós

Na região do Tapajós, as mulheres do MAB fizeram uma panfletagem na balsa que atravessa o rio entre Itaituba e o distrito de Miritituba. O objetivo foi dialogar com a população sobre os impactos que os projetos de hidrelétricas, hidrovias, mineração e agronegócio vão trazer para as mulheres da região.

As mulheres do MAB no Pará contam com o apoio do Fundo Fale sem Medo, através do projeto “Mulheres atingidas por barragens na Amazônia combatendo a violência”, para realizar o trabalho de conscientização e fortalecimento da organização das mulheres atingidas.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro