Juventude do MAB participa da Brigada Nacional do FAMA

Aprender e multiplicar a tarefa da Agitação e Propaganda e reafirmar que a água é um direito humano fundamental e não uma mercadoria. Atingidos e atingidas organizadas no Movimento dos […]

Aprender e multiplicar a tarefa da Agitação e Propaganda e reafirmar que a água é um direito humano fundamental e não uma mercadoria.

Atingidos e atingidas organizadas no Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) nos estados de Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí e Rondônia participam da Brigada Nacional de Agitação e Propaganda para o FAMA – Fórum Alternativo Mundial da Água.

A Brigada também é composta por integrantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM), Levante Popular da Juventude, Pastoral da Juventude Rural (PJR) e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) com jovens vindos de um total de 14 estados brasileiros.

“Estamos aqui trazendo a energia de nossa organização na região amazônica, nossas lutas em defesa da água nas bacias do Madeira, do Tapajós, do Xingu, do Tocantins, entre outros, além do nosso esforço de organização na desafiante região urbana de Belém”, afirma Lucielle Viana, militante do MAB no estado do Pará.

Para Lucielle, estar nesta experiência inédita de brigada nacional unificada com tantos movimentos é uma oportunidade fundamental para o MAB deixar sua mensagem política, mas também aprender e avançar na construção do seu plano interno de Agitação e Propaganda dando continuidade a experiência da Brigada Haydee Santamaria organizada para o Encontro Nacional realizado em outubro de 2017, no Rio de Janeiro.

“Foi um momento muito bonito para nossa juventude que também encerrou uma grande etapa de formação que reuniu cerca d 1.200 jovens. A Agitação e Propaganda será uma ferramenta fundamental na luta de classes no próximo período e investir nesta intencionalidade é fundamental”, afirma.

Luciane Chaves, 36 anos, veio da cidade Amarante no Piaui, região do Médio Parnaíba, para compor a Brigada. Ela ingressou no MAB durante o Encontro Nacional e também está muito animada com esta experiência. “Na minha região querem construir diversas barragens que vão expulsar pessoas, causar danos às famílias e piorar nossa condição de acesso água”, comenta. Ela conta que quando foi ao Rio de Janeiro surpreendeu com o povo, as apresentações e o propósito daquele imenso esforço de organização. “Eu me arrepiava e percebia que aquele era o meu lugar. Vir para Brasília está sendo muito bom porque é uma oportunidade para aprender e levar informações para a militância e para a vida”, afirma.

O FAMA 2018 é um evento internacional que pretende reunir mundialmente organizações e movimentos sociais que lutam em defesa da água como direito elementar à vida e unificar a luta contra a tentativa das grandes corporações em transformar a água em uma mercadoria, privatizando as reservas e fontes naturais de água. Os que defendem este projeto de morte estarão reunidos no “Fórum Mundial da Água”, encontro promovido pelos grandes grupos econômicos que defendem a privatização das fontes naturais e dos serviços públicos de água.

O FAMA acontecerá entre os dias 17 e 22 de março, em Brasília – Distrito Federal. Dias 17 e 19 as atividades acontecerão na UnB – Universidade de Brasília. E entre os dias 19 e 22 os movimentos sociais estarão acampados no Parque da Cidade promovendo a continuidade massiva do encontro que deve reunir cerca de 6 mi pessoas.

Até o dia 22 de março, a Brigada Nacional fará diversas intervenções em metrôs, praças, feiras populares, centros comerciais, escolas, igrejas, centros comunitários, pontos de cultura, entre outros, fazendo intervenções teatrais, promovendo debates e panfletando 100 mil jornais Brasil de Fato feitos especialmente para o FAMA.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro