Golpe elétrico: ANEEL sinaliza grandes aumentos na conta de luz

Aumentos podem chegar a 25% nas contas de luz da população, valor muito acima dos 3% da inflação do ano passado por Gilberto Cervinski* População brasileira sofrerá grandes aumentos nas […]

Aumentos podem chegar a 25% nas contas de luz da população, valor muito acima dos 3% da inflação do ano passado


por Gilberto Cervinski*

População brasileira sofrerá grandes aumentos nas contas de luz no ano de 2018. Nestes primeiros meses do ano, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) indica que autorizará para que distribuidoras de energia apliquem grandes aumentos nas contas de luz do povo brasileiro.

De janeiro a março de 2018, algumas distribuidoras, de um total de 63 concessionárias, estão em processo de definição dos aumentos a serem aplicados nas contas de luz dos consumidores e os dados mostram aumentos de dois dígitos.

Aos consumidores da CEMIG, a proposta de aumento médio é de 25,87%; já os consumidores da CPFL Paulista estão prestes a sofrerem 15,15% de aumento médio; os consumidores da ENERGISA Mato Grosso do Sul poderão sentir 9,34% de aumento; os consumidores de Baixa Tensão da ENERGISA Mato Grosso terão 10,62%; da ENEL RJ (AMPLA), 17,90%; para RGE Sul (AES Sul) 25,34%; para COELBA 15,01%; para COSERN 14,88%; para ENERGISA Sergipe 14,88%.

Os aumentos não tem nada a ver com reajuste da inflação, porque o IPCA do ano passado fechou em torno de 3%. A principal causa, nos termos técnicos das Notas Técnicas da ANEEL tem sido o chamado CVA Energia (Custo Variável da Parcela A), que nada mais é que o pagamento de diferenças de custo da energia mais cara comprada em períodos anteriores.

Na verdade, os aumentos referem-se ao pagamento do golpe aplicado pelas empresas de energia elétrica quando, a partir de 2013, esvaziaram os reservatórios e passaram a cobrar cerca de R$ 823/MW de energia no chamado Mercado de Curto Prazo. Esta estratégia causou um dos maiores golpes financeiros no setor elétrico.

O rombo bilionário e todos os juros embutidos nesse golpe, agora estão sendo cobrados anualmente do povo nas contas de luz. Ou seja, a principal causa é o golpe especulativo que as empresas de energia aplicaram anteriormente e que o povo esta sendo obrigado a pagar, com a legitimação e aval da ANEEL.

*Integrante da coordenação nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro