Atingidas do RS se somam nas lutas do 8 de março

Foram realizadas ações em diversas regiões do estado neste Dia Internacional de Luta das Mulheres Na semana do dia 8 de março, Dia Internacional de Luta das Mulheres, ocorreu diversas […]

Foram realizadas ações em diversas regiões do estado neste Dia Internacional de Luta das Mulheres


Na semana do dia 8 de março, Dia Internacional de Luta das Mulheres, ocorreu diversas ações pelas regiões do estado do Rio Grande do Sul, com a presença de mulheres do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e das organizações parceiras da Via Campesina e Frente Brasil Popular.

Na região metropolitana, desde o dia 6 ocorre o acampamento das mulheres da Via Campesina, no assentamento Capela, município de Nova Santa Rita (RS). Participaram do acampamento mais de 300 mulheres dos movimentos da Via Campesina e organizações parceiras, como Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento das Mulheres Camponesas (MMC), Movimento dos Trabalhadores por Direitos (MTD) e Levante Popular da Juventude. Na abertura do acampamento, houve a presença da presidenta Dilma Rousseff que ressaltou a importância do acampamento e das lutas protagonizadas pelas mulheres contra as reformas do governo golpista e em defesa da democracia e da soberania nacional. 

No dia 7, as mulheres presentes no acampamento ocuparam a superintendência regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Porto Alegre (RS). As mulheres protestaram contra os cortes promovidos pelo governo Temer no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e também os cortes no programa de distribuição de cestas básicas para as famílias acampadas e atingidas por barragens. As mulheres ocuparam a CONAB durante todo o dia até receberem uma posição do governo federal sobre as suas demandas. A partir dessa luta, encaminhou-se a realização de uma audiência com os superintendentes nacionais da entidade até final de março.

Na manhã do dia 8, as mulheres do acampamento se somaram com trabalhadoras urbanas no centro de Porto Alegre e realizaram uma Marcha Unificada pelo fim da Violência contra as Mulheres, contra a Reforma Trabalhista e da Previdência e em defesa da Democracia e Soberania Nacional. As mulheres também protestaram em frente à Prefeitura de Porto Alegre, do Palácio do Piratini e Assembleia Legislativa e do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

Pelo interior do estado também ocorreram outras ações no decorrer desta quarta-feira (8). Na cidade de Alecrim (RS) foi realizado um encontro das mulheres ameaçadas pelo Projeto binacional Garabi e Panambi, com exibição do filme “Arpilleras: atingidas por barragens bordando a resistência”, com debate sobre a violação de direitos na vida das mulheres atingidas. Em Alecrim também ocorreu audiência das mulheres do MAB com o prefeito municipal, que recebeu as demandas na área da produção agrícola e geração de renda.

 

Na cidade de Erechim (RS) também houve luta neste dia 8, onde as mulheres atingidas se somaram com as demais trabalhadoras das organizações da Frente Brasil Popular e realizaram panfletagem e um ato no centro da cidade dialogando com toda a população erechinense sobre as reformas do governo Temer e os ataques a Democracia e a soberania do país.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro