Pressão popular faz Temer recuar sobre a RENCA

Governo golpista volta atrás em decreto que havia extinguido reserva na Amazônia por Jackson Dias* O governo golpista de Michel Temer até que tentou entregar uma grande reserva de biodiversidade […]

Governo golpista volta atrás em decreto que havia extinguido reserva na Amazônia

por Jackson Dias*

O governo golpista de Michel Temer até que tentou entregar uma grande reserva de biodiversidade para as empresas estrangeiras, mas foi impedido pela pressão popular.

Na terça-feira (26), o governo federal publicou o Decreto nº 9159 que revogou o Decreto nº 9147, de 28 de agosto de 2017, que tinha extinguido a Reserva Nacional de Cobre e Associados (RENCA).

A RENCA fica localizada no coração da Amazônia, entre os estados do Amapá e Pará, e possui uma área do tamanho do estado do Espirito Santo, abrigando importante biodiversidade de plantas, animais, rios e minérios.

De olho na riqueza mineral e nos rios, o governo golpista editou já em março a portaria nº 128 para extinguir a RENCA e entregar essa importante reserva para as mineradoras internacionais.

Apesar do nome, até final de março a RENCA só tinha seis requerimentos de pesquisa de Cobre junto ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), por outro lado no mesmo período o DNPM já havia registrado 185 requerimentos para a pesquisa e lavra de minério de ouro. Ou seja, a RENCA, na verdade, é uma grande reserva de Ouro.

Mas para as mineradoras se instalarem e operarem será necessário muita energia elétrica, principalmente em uma região quase que intocável. Por isso, no pacote da entrega do minério de ouro e outras substâncias minerais como o Nióbio (com cinco requerimentos no DNPM) haverá também a construção de hidrelétricas. De acordo com Ministério de Minas e Energia, o potencial hidrelétrico nessa região da RENCA é de 2620MW e já estão planejadas 6 barragens cuja soma da potência é de 1188,3MW.

Ao editar portarias e publicar o Decreto de extinção da RENCA, o golpista Temer não acreditava que haveriam mobilizações e pressão popular. Mas foi isso que aconteceu, além de movimentos populares denunciar e lutar contra, houve a denúncia de artistas, intelectuais e ONGs.

É importante ressaltar a luta contra a extinção da RENCA, mas sobretudo, fazer a luta geral pelo “Fora Temer” e construir uma Projeto Energético e Popular com três elementos básicos: Soberania, Distribuição da Riqueza e Controle Popular.

*Integrante da coordenação nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro